Matemática e Educação Ambiental: contribuições para uma formação crítica e sustentável
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17372718Palavras-chave:
ambiental, crítica, modelagemResumo
Este artigo investiga como a integração entre a Matemática e a Educação Ambiental pode contribuir para uma formação crítica de estudantes, sensibilizando-os para questões socioambientais por meio de atividades contextualizadas. Apresenta-se um estudo empírico realizado em turmas do ensino fundamental, com aplicação de sequências didáticas que articulam conceitos matemáticos (estatística, proporcionalidade, modelagem) a temáticas ambientais locais (uso de água, resíduos, consumo). A análise, de natureza qualitativa e quantitativa, revela avanços no entendimento dos alunos sobre relações ambientais, bem como desafios e limitações no engajamento docente e institucional. Conclui-se que a articulação entre essas duas áreas é promissora para processos educativos emancipatórios, embora requeira formação docente adequada e espaços institucionais de suporte.
Referências
AZEVEDO, M. C.; PRALON, L. Z. Educação Matemática e sustentabilidade: práticas interdisciplinares no manejo de resíduos sólidos e produção sustentável. Revista Aracê, v. 6, n. 3, p. 10690-10715, 2024.
BAUM, PAULA DÉLIS. CAETANO, JOYCE JAQUELINNE. WAGNER, ISABELA. KATAOKA, ADRIANA MASSAÊ. Educação ambiental e matemática: uma abordagem crítica e significativa no contexto da reciclagem. Cuadernos de Educación, v.16, n.10, p. 01-17, 2024.
CAROLINA ERNST , D., KELLY REGINA MARMITT , R., MARQUES DOS SANTOS , R., MARIA WIRZBICKI, S., & DE LARA BONOTTO , D. (2021). A modelagem matemática e suas aplicações na educação ambiental. Salão do Conhecimento, 7(7). Recuperado de https://www.publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/20684
CECILIA MARIA LIMA SILVA, ELCIMAR SIMÃO MARTINS, JOHN HEBERT DA SILVA FELIX, JUAN CARLOS ALVARADO ALCÓCER ET AL. 2022. “Matemática e sustentabilidade: uma breve revisão de literatura. Mathematics and sustainability: A brief literature review”, International Journal of Development Research, 12, (12), 60792-60796.
COLES, A. et al. Socio-ecological gestures of mathematics education. Educational Studies in Mathematics, 2024.
DA SILVA (ULBRA-BRASIL), C. K., & OLIVEIRA GROENWALD (ULBRA-BRASIL), C. L. (2015). Integrando a matemática ao tema educação ambiental. Paradigma, 22(2), 151–170. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2001.p151-170.id267
LEITE, MARIA BEATRIZ FERREIRA. FERREIRA, DENISE HELENA LOMBARDO. SCRICH, CINTIA RIGÃO. Explorando conteúdos matemáticos a partir de temas ambientais. Ciênc. educ. (Bauru) 15 (1) • 2009 • https://doi.org/10.1590/S1516-73132009000100008
MARTINS, E. M. L. Aspectos socioambientais em ensino de Matemática: a favor de um futuro sustentável. 2023. Monografia (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
NUNES DE FARIAS FILHO, Everaldo; DE SOUZA BARROS, Alexandre Luis. Educação matemática, educação ambiental e interdisciplinaridade: experiência da semana do meio ambiente do CODAI da UFRPE. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.121559. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/121559.
ÖZDEMIR, DUYGU. Integration of Mathematics and Environmental Education: Change in the Views of 5th Grade Students Toward Sustainability. Acta Didactica Napocensia 14(2):194-202 DOI:10.24193/adn.14.2.14
PINTO, J. C., & QUARESMA, O. S. O ensino da matemática como contribuição para a educação ambiental: The teaching of mathematics as a contribution to environmental education. Brazilian Journal of Development, 8(9), 63032–63050. https://doi.org/10.34117/bjdv8n9-175
SCHNORR, S. M. et al. A systematic review of 25 years (1994-2018) of research in mathematics education in Brazil. Redalyc – Revista Latinoamericana de Educação Matemática, v. 28, n. 2, p. 45-68, 2022.
SPAZZIANI, MARIA DE LOURDES. RUMENOS, NIJIMA NOVELLO. THOMÉ, IGOR MIRAS. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: possíveis interlocações. Caminhos da Educação Matemática, Instituto Federal de Sergipe (IFS), v. 12, n. 1, 2021.
SILVER, A. M. et al. Environmental influences on mathematics performance in children. Psychology and Mathematics Cognition (PMC), v. 17, n. 3, p. 201-219, 2022.
THIEMANN, F. T. et al. Environmental education research in Brazil. Environmental Education Research, v. 24, n. 8, p. 1092-1108, 2018.
VERBISCK, J. Addressing water scarcity through statistical education. Statistics Education Research Journal, v. 23, n. 1, p. 88-103, 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
