Entre Mitos e Realidades: educação ambiental e a compreensão de estudantes sobre escorpiões

Autores

  • Brenno Ademir Cordeiro Autor
  • Henrique Elias da Silva Autor
  • Karen Lohranny da Silva Autor
  • Juliana do Nascimento Batista Autor
  • Luan Antônio dos Santos Cabral Universidade Federal de Pernambuco Autor
  • Maria Eduarda Pereira da Silva Autor
  • Sterphany Dantas Silva Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.16994930

Palavras-chave:

Escorpiões, Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Preconceito Biológico, Saúde Pública

Resumo

Este estudo buscou investigar os conhecimentos prévios, concepções equivocadas e avanços conceituais de estudantes do ensino médio regular noturno acerca dos escorpiões, animais frequentemente associados ao medo e à periculosidade, mas que desempenham papel ecológico essencial. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual da zona rural de São Joaquim do Monte – PE, envolvendo a aplicação de questionários antes e depois de uma palestra educativa, complementada por um quiz interativo. No diagnóstico inicial, observaram-se lacunas importantes, como a dificuldade em identificar a estrutura responsável pela inoculação do veneno e a crença generalizada de que todos os escorpiões representam risco à saúde humana. Após a intervenção, os dados apontaram avanços significativos: aumento no número de respostas corretas sobre a morfologia, maior reconhecimento da importância ecológica dos escorpiões e compreensão mais adequada sobre as medidas de prevenção e conduta em casos de acidentes. Além disso, parte expressiva dos estudantes declarou ter modificado sua percepção sobre esses animais, passando a reconhecê-los como fundamentais para o equilíbrio ambiental. Os resultados reforçam a relevância da educação ambiental crítica e contextualizada como ferramenta para desconstruir mitos, combater preconceitos biológicos e promover atitudes mais conscientes e responsáveis diante da fauna peçonhenta.

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Publicado

08/29/2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CORDEIRO, Brenno Ademir; SILVA, Henrique Elias da; SILVA , Karen Lohranny da; BATISTA, Juliana do Nascimento; CABRAL, Luan Antônio dos Santos; SILVA , Maria Eduarda Pereira da; SILVA , Sterphany Dantas. Entre Mitos e Realidades: educação ambiental e a compreensão de estudantes sobre escorpiões. Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS), [S. l.], v. 2, n. 5, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.16994930. Disponível em: https://ojs.thesiseditora.com.br/index.php/jsihs/article/view/453.. Acesso em: 14 dez. 2025.