Impacto do acompanhamento multiprofissional no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14925341

Palavras-chave:

Abordagem Interdisciplinar, Desenvolvimento Neuropsicomotor, Intervenção Multiprofissional, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta a comunicação, a interação social e envolve comportamentos repetitivos. O diagnóstico precoce e a intervenção adequada minimizam impactos no desenvolvimento. A abordagem multiprofissional, envolvendo médicos, terapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos, favorece a autonomia e a qualidade de vida. Estudos indicam que crianças com TEA apresentam avanços na coordenação motora, cognição e interação social quando acompanhadas por equipes multiprofissionais. Esta revisão sistemática analisou o impacto da abordagem multiprofissional no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com TEA. Foram selecionados estudos publicados nos últimos cinco anos, que abordassem intervenções multiprofissionais voltadas ao desenvolvimento motor e funcional dessas crianças. A busca foi realizada em bases científicas como PubMed, SciELO e Lilacs, garantindo uma análise criteriosa. Os resultados indicam que dificuldades motoras podem comprometer a independência da criança. A intervenção precoce estimula a plasticidade cerebral, promovendo avanços na motricidade e na adaptação social. O suporte multiprofissional contribui para minimizar deficiências funcionais e favorecer a inclusão. A abordagem multiprofissional melhora a comunicação, a coordenação motora e a interação social de crianças com TEA. A atuação integrada de especialistas permite intervenções personalizadas, auxiliando no desenvolvimento e na autonomia.

Referências

GONÇALVES, M. V. et al. Assistência da equipe multiprofissional no atendimento a criança com Síndrome do Aspecto Autista (TEA). Research, Society and Development, v. 13, n. 10, p. e108131047122-e108131047122, 2024. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/47122. Acesso em: 20 jan. 2025.

HERTZBERG, J. C. Intervenção Precoce no sul do Brasil: Perspectiva das Famílias de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. 2021. Dissertação de Mestrado. Universidade do Minho (Portugal). Disponível em: https://www.proquest.com/openview/86eac5414ead76914908e0d7b8d3adba/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2026366&diss=y. Acesso em: 23 jan. 2025.

LOUZADA, J. B. et al. Autismo através dos séculos: uma análise histórica do desenvolvimento deste transtorno e seu impacto na sociedade. Revista Tópicos, v. 2, n. 11, p. 1-14, 2024. Disponível em: https://revistatopicos.com.br/artigos/autismo-atraves-dos-seculos-uma-analise-historica-do-desenvolvimento-deste-transtorno-e-seu-impacto-na-sociedade. Acesso em: 17 jan. 2025.

MEDEIROS, T. M. L; LORENA, S. B; MARCELINO, J. F. Q. Construção e validação de instrumento de avaliação das atividades de vida diária de crianças com transtorno do espectro autista para terapeutas ocupacionais. 2024. Disponível em: https://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1150. Acesso em: 13 jan. 2025.

NASCIMENTO, I. G. Assistência de enfermagem em salas de apoio na promoção do auto cuidado de crianças com espectro autista (TEA)–revisão de literatura. Revista Extensão, v. 7, n. 4, p. 58-87, 2023. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/6899. Acesso em: 22 jan. 2025.

OLIVEIRA, C. S. et al. Terapia de integração sensorial e comportamento de seletividade alimentar no transtorno do espectro autista: estudo de caso. Research, Society and Development, v. 11, n. 15, p. e252111526665-e252111526665, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/26665. Acesso em: 20 jan. 2025.

ROSA, M. E. R. C. et al. Desenvolvimento de produto educativo para crianças com transtorno de espectro autista a partir da reciclagem de resíduos poliméricos gerados por impressão 3D. 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/handle/riufcg/26226. Acesso em: 22 jan. 2025.

SANTANA, L. L. S. Suporte social e satisfação parental das mães e a relação com o desenvolvimento de crianças com autismo. 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19704. Acesso em: 24 jan. 2025.

SILVA, L. E. S. C. et al. A proteção jurídica da criança e do adolescente com transtorno do espectro autista: uma análise acerca da garantia do direito fundamental à saúde. 2023. Disponível em: http://repositorio.undb.edu.br/handle/areas/1017. Acesso em: 23 jan. 2025.

Downloads

Publicado

02/25/2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SCORZZO, Laís Vieira; BONADIMAN, Daniel Laiber; SILVA, José Fernando Bandeira da; ROLIM FILHO, Orlando Leite. Impacto do acompanhamento multiprofissional no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com autismo. Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS), [S. l.], v. 2, n. 2, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.14925341. Disponível em: https://ojs.thesiseditora.com.br/index.php/jsihs/article/view/329.. Acesso em: 5 dez. 2025.