Violencia de Estado, Políticas de Muerte y Producción de Conocimiento: Sobrevuelos Epistemológicos con Michel Foucault, Giorgio Agamben, Achille Mbembe y Sayak Valencia

Autores/as

  • Renan Vieira de Santana Rocha Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor https://orcid.org/0000-0003-4981-2854
  • Maria de Fátima Ferreira Queiróz Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor
  • Ana Rita Oliveira do Carmo Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor
  • Andrea Braga Salgueiro Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor
  • Annie Louise Saboya Prado Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor
  • Cauana Figueiredo Donat Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor
  • Fernanda Florêncio de Souza Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor
  • Joana Patrícia dos Santos Costal Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor
  • José Ferreira de Santana Netto Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor
  • Juliana da Silva Anastácio Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor
  • Juliana Tamires Cunha Morgado dos Santos Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor
  • Julie Larissa da Silva Oliveira Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor
  • Luiz Rodrigo Boiko Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor
  • Marcella dos Santos Oliveira Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15406094

Palabras clave:

Violencia de Estado, Políticas de Muerte, Racismo de Estado, Tanatopolítica, Necropolítica, Capitalismo Gore

Resumen

Los estudios sobre la violencia de Estado y las políticas de muerte han adquirido una relevancia ineludible en la colonialidad tardomoderna, especialmente en el contexto brasileño, donde dichos dispositivos se manifiestan de forma cotidiana y estructural. Este artículo, fundamentado metodológicamente como un relato de experiencia docente, tiene como objetivo analizar una vivencia pedagógica centrada en la violencia de Estado y las políticas de muerte en el marco de una asignatura de posgrado. La justificación para este estudio reside en la necesidad de compartir prácticas docentes en la educación superior que se entrelazan en el ámbito de las Ciencias Humanas y Sociales, contribuyendo a una reflexión crítica colectiva sobre cómo educadores y educadoras abordan estas temáticas en las universidades brasileñas. El análisis se realiza a partir del recorrido académico de la disciplina, estableciendo diálogos epistemológicos con Michel Foucault, Giorgio Agamben, Achille Mbembe y Sayak Valencia. Así, se pretende evidenciar cómo estos marcos teóricos pueden contribuir al debate académico y a la formación crítica de estudiantes de posgrado en las Ciencias Humanas y Sociales. Finalmente, se destaca la importancia de este tipo de estudio para la construcción colectiva de prácticas pedagógicas posicionadas ética y políticamente en la educación de posgrado, promoviendo lo que consideramos un intercambio de buenas prácticas docentes en la Educación Superior en Brasil.

Biografía del autor/a

  • Renan Vieira de Santana Rocha, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Psicólogo Sanitarista (UFBA). Doutor em Saúde Coletiva (UFBA). Professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), junto à Graduação em Serviço Social, ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais (PPGSSPS/UNIFESP) e ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (PPGICS/UNIFESP) - no âmbito dos quais é, também, Coordenador do Circuladô: Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, Saúde Mental e Relações Étnico-Raciais (CIRCULADÔ/UNIFESP).

  • Maria de Fátima Ferreira Queiróz, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1980), Mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1999), Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós Doutorado em "História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais" do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (2016). Atualmente docente pesquisadora, Associada IV, da Universidade Federal de São Paulo-Campus Baixada Santista. Desenvolvimento de atividades de Ensino com alunos dos seis cursos de graduação no Eixo Trabalho em Saúde. Orientadora credenciada no Programa de Mestrado Ensino de Ciências da Saúde(Modalidade Profissional) do CEDESS-UNIFESP. Orientadora Credenciada no Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais, do campus Baixada Santista, Universidade Federal de São Paulo. Membro do Grupo de Investigação: História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais da Universidade Nova de Lisboa e Membro do Observatório para as Condições de Vida e Trabalho em Portugal (OCVT), ambos coordenados pela Prof. Dra. Raquel Varela. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Reflexos de Palmares, da Universidade Federal de São Paulo, sob a coordenação da Profa. Dra. Renata Gonçalves. Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisa: Trabalho, Questão Social e América Latina-NEPTQSAL, sob coordenação do Prof. Dr. Ricardo Lara. Estudos e pesquisas na área de Trabalho e Saúde, Saúde Coletiva e Saúde do Trabalhador, atuando principalmente nos seguintes áreas temáticas: Trabalho e Saúde no geral e no trabalho portuário, aspectos relacionados à Organização do Trabalho, Análise Ergonômica das Condições de Trabalho e Fadiga gerada pelo trabalho. 

  • Ana Rita Oliveira do Carmo, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Aluna Especial em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

  • Andrea Braga Salgueiro, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Aluna Especial em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

  • Annie Louise Saboya Prado, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Mestranda em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

  • Cauana Figueiredo Donat, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Aluna Especial em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

  • Fernanda Florêncio de Souza, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Mestranda em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

  • Joana Patrícia dos Santos Costal, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Mestranda em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

  • José Ferreira de Santana Netto, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Mestrando em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

  • Juliana da Silva Anastácio, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Mestranda em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

  • Juliana Tamires Cunha Morgado dos Santos, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Mestranda em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

  • Julie Larissa da Silva Oliveira, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Mestranda em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

  • Luiz Rodrigo Boiko, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Aluno Especial em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

  • Marcella dos Santos Oliveira, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Mestranda em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

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Publicado

2025-05-14

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

ROCHA, Renan Vieira de Santana et al. Violencia de Estado, Políticas de Muerte y Producción de Conocimiento: Sobrevuelos Epistemológicos con Michel Foucault, Giorgio Agamben, Achille Mbembe y Sayak Valencia. Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS), [S. l.], v. 2, n. 5, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15406094. Disponível em: https://ojs.thesiseditora.com.br/index.php/jsihs/article/view/401.. Acesso em: 14 dec. 2025.