Violência de Estado, Políticas de Morte e Produção de Conhecimento: Sobrevoos Epistemológicos com Michel Foucault, Giorgio Agamben, Achille Mbembe e Sayak Valencia

Autores

  • Renan Vieira de Santana Rocha Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor https://orcid.org/0000-0003-4981-2854
  • Maria de Fátima Ferreira Queiróz Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor
  • Ana Rita Oliveira do Carmo Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor
  • Andrea Braga Salgueiro Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor
  • Annie Louise Saboya Prado Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor
  • Cauana Figueiredo Donat Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor
  • Fernanda Florêncio de Souza Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor
  • Joana Patrícia dos Santos Costal Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor
  • José Ferreira de Santana Netto Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor
  • Juliana da Silva Anastácio Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor
  • Juliana Tamires Cunha Morgado dos Santos Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor
  • Julie Larissa da Silva Oliveira Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor
  • Luiz Rodrigo Boiko Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor
  • Marcella dos Santos Oliveira Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15406094

Palavras-chave:

Violência de Estado, Políticas de Morte, Racismo de Estado, Tanatopolítica, Necropolítica, Capitalismo Gore

Resumo

Os estudos sobre violência de Estado e políticas de morte assumem uma relevância incontornável na colonialidade tardo-moderna, sobremaneira no contexto brasileiro, onde tais dispositivos se manifestam de forma cotidiana e estrutural. Logo, este artigo, fundamentado metodologicamente enquanto um relato de experiência docente, tem por objetivo analisar uma vivência de ensino sobre violência de Estado e políticas de morte em uma disciplina de pós-graduação stricto sensu. A justificativa para este estudo reside na necessidade de compartilhamento de práticas docentes no ensino superior que se amalgamam no escopo das Ciências Humanas e das Ciências Sociais, contribuindo para a reflexão crítica coletiva acerca de como educadoras e educadores vêm abordando essas temáticas em Universidades do Brasil. A análise se dá a partir do percurso letivo da disciplina em questão, estabelecendo diálogos epistemológicos com Michel Foucault, Giorgio Agamben, Achille Mbembe e Sayak Valencia. Dessa forma, busca-se evidenciar como tais referenciais teóricos podem contribuir para o debate acadêmico e para a formação crítica de estudantes de pós-graduação nas Ciências Humanas e nas Ciências Sociais. Por fim, enfatiza-se a importância deste tipo de estudo para a construção coletiva de práticas pedagógicas posicionadas, em termos ético-políticos, na pós-graduação, promovendo o que consideramos um compartilhamento de boas práticas docentes na Educação Superior no Brasil.

Biografia do Autor

  • Renan Vieira de Santana Rocha, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Psicólogo Sanitarista (UFBA). Doutor em Saúde Coletiva (UFBA). Professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), junto à Graduação em Serviço Social, ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais (PPGSSPS/UNIFESP) e ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (PPGICS/UNIFESP) - no âmbito dos quais é, também, Coordenador do Circuladô: Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, Saúde Mental e Relações Étnico-Raciais (CIRCULADÔ/UNIFESP).

  • Maria de Fátima Ferreira Queiróz, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1980), Mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1999), Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós Doutorado em "História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais" do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (2016). Atualmente docente pesquisadora, Associada IV, da Universidade Federal de São Paulo-Campus Baixada Santista. Desenvolvimento de atividades de Ensino com alunos dos seis cursos de graduação no Eixo Trabalho em Saúde. Orientadora credenciada no Programa de Mestrado Ensino de Ciências da Saúde(Modalidade Profissional) do CEDESS-UNIFESP. Orientadora Credenciada no Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais, do campus Baixada Santista, Universidade Federal de São Paulo. Membro do Grupo de Investigação: História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais da Universidade Nova de Lisboa e Membro do Observatório para as Condições de Vida e Trabalho em Portugal (OCVT), ambos coordenados pela Prof. Dra. Raquel Varela. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Reflexos de Palmares, da Universidade Federal de São Paulo, sob a coordenação da Profa. Dra. Renata Gonçalves. Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisa: Trabalho, Questão Social e América Latina-NEPTQSAL, sob coordenação do Prof. Dr. Ricardo Lara. Estudos e pesquisas na área de Trabalho e Saúde, Saúde Coletiva e Saúde do Trabalhador, atuando principalmente nos seguintes áreas temáticas: Trabalho e Saúde no geral e no trabalho portuário, aspectos relacionados à Organização do Trabalho, Análise Ergonômica das Condições de Trabalho e Fadiga gerada pelo trabalho. 

  • Ana Rita Oliveira do Carmo, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Aluna Especial em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

  • Andrea Braga Salgueiro, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Aluna Especial em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

  • Annie Louise Saboya Prado, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Mestranda em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

  • Cauana Figueiredo Donat, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Aluna Especial em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

  • Fernanda Florêncio de Souza, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Mestranda em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

  • Joana Patrícia dos Santos Costal, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Mestranda em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

  • José Ferreira de Santana Netto, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Mestrando em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

  • Juliana da Silva Anastácio, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Mestranda em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

  • Juliana Tamires Cunha Morgado dos Santos, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Mestranda em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

  • Julie Larissa da Silva Oliveira, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Mestranda em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

  • Luiz Rodrigo Boiko, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Aluno Especial em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

  • Marcella dos Santos Oliveira, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Mestranda em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

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Publicado

05/14/2025

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Seção

Artigos

Como Citar

ROCHA, Renan Vieira de Santana et al. Violência de Estado, Políticas de Morte e Produção de Conhecimento: Sobrevoos Epistemológicos com Michel Foucault, Giorgio Agamben, Achille Mbembe e Sayak Valencia. Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS), [S. l.], v. 2, n. 5, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15406094. Disponível em: https://ojs.thesiseditora.com.br/index.php/jsihs/article/view/401.. Acesso em: 19 jun. 2025.