Análise das práticas educativas em saúde dos profissionais da equipe multidisciplinar na promoção de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17651553

Palavras-chave:

Práticas Educativas, Educação em Saúde, Equipe Multiprofissional

Resumo

Introdução: A Estratégia Saúde da Família (ESF), principal ferramenta da Atenção Primária à Saúde (APS), conta com uma equipe multiprofissional de médicos, enfermeiros, dentistas e agentes comunitários e outros que atuam de forma integrada para promover cuidados em saúde. A educação em saúde é central nesse processo, contribuindo para o empoderamento dos usuários, o autocuidado e a mudança de comportamentos de risco. Este estudo visa identificar as abordagens, metodologias e resultados das práticas educativas realizadas por equipes multiprofissionais na ESF, avaliando sua eficácia na promoção da saúde e autonomia dos indivíduos. Busca-se evidenciar lacunas na literatura sobre a percepção desses profissionais em relação à educação em saúde. Metodologia: Foi realizada uma revisão da literatura com publicações entre 2019 e 2025, utilizando as bases de dados LILACS e SciELO. Os descritores empregados foram: “Práticas Educativas”, “Educação em Saúde” e “Equipe Multiprofissional”.  Resultados e Discussão: As práticas educativas demonstram eficácia na promoção de hábitos saudáveis e no fortalecimento de vínculos entre os profissionais de saúde e a comunidade. No entanto, enfrentam desafios como falta de recursos, apoio gerencial e planejamento inadequado. O estudo destaca a importância da atuação integrada da equipe, apesar da sobrecarga e invisibilidade do trabalho de alguns profissionais, como os enfermeiros. Conclusão: A educação em saúde, embora desafiadora, é essencial para a transformação das realidades sociais e a redução das desigualdades. A atuação colaborativa entre equipe multiprofissional e comunidade fortalece a efetividade dessas ações, sendo necessário ampliar pesquisas e investimentos para qualificar continuamente essas práticas.

Biografia do Autor

  • Mateus Henrique Dias Guimarães, International Epidemiological Association (IEA)

    Membro da International Epidemiological Association (IEA) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Mestre em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde. Pós-graduado Lato Sensu em Gestão Pública com Ênfase na Saúde da Família. Enfermeiro com atuação na Estratégia Saúde da Família.

  • Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School (CBS)

    PhD e Doutora em Educação de dupla titulação pela Christian Business School e Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Especialista em Escrita Acadêmica Avançada. Professora orientadora da Christian Business School (CBS).

  • Diógenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

    Doutor pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Docente e Orientador da Christian Business School (CBS).

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Publicado

11/19/2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GUIMARÃES, Mateus Henrique Dias; SILVA, Rozineide Iraci Pereira da; COUTINHO, Diógenes José Gusmão. Análise das práticas educativas em saúde dos profissionais da equipe multidisciplinar na promoção de saúde. Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS), [S. l.], v. 2, n. 6, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17651553. Disponível em: https://ojs.thesiseditora.com.br/index.php/jsihs/article/view/492.. Acesso em: 5 dez. 2025.