Uma análise da legislação brasileira acerca da educação especial e inclusiva

Autores

  • Raimundo Nonato de Oliveira Borges Facuminas Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17534144

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão, Legislação, Brasileiro

Resumo

A temática discutida ao longo do presente artigo refere-se a uma análise da legislação brasileira no que concerne à Educação Especial e Inclusiva, levando em consideração os contextos históricos e seu desenvolvimento. A questão central que norteia esta pesquisa é: quais os avanços surgiram em relação à Educação Especial e Inclusiva a partir das premissas das legislações existentes? Têm-se como objetivos: perceber os benefícios trazidos pelas leis brasileiras no que tange à Educação Especial e Inclusiva; analisar os marcos históricos que a fundamentam; e identificar se a legislação é cumprida na prática. A pesquisa justifica-se pela necessidade de verificar se as legislações vigentes no país estão, de fato, alcançando a clientela-alvo desta modalidade de ensino, ainda pouco difundida. Assim, o referido trabalho se fundamenta a partir de uma revisão bibliográfica baseada em livros, artigos científicos, leis e documentos oficiais do governo. Conclui-se que houve avanços significativos concernentes à modalidade de Educação Especial, seja no âmbito escolar ou familiar, embora ainda persistam práticas sociais que fomentam o preconceito e a discriminação, comprometendo a efetividade das políticas inclusivas.

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Publicado

11/05/2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BORGES, Raimundo Nonato de Oliveira. Uma análise da legislação brasileira acerca da educação especial e inclusiva. Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS), [S. l.], v. 2, n. 6, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17534144. Disponível em: https://ojs.thesiseditora.com.br/index.php/jsihs/article/view/488.. Acesso em: 5 dez. 2025.