Psicologia da Educação: fundamentos para uma prática pedagógica transformadora
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17532304Palavras-chave:
Desenvolvimento humano, Resistência pedagógica, Psicologia da educaçãoResumo
Este artigo, desenvolvido durante a disciplina Psicologia da Educação, no curso de Matemática da Universidade de Passo Fundo (UPF), articula teorias do desenvolvimento humano com práticas pedagógicas críticas. Com base em autores como Piaget, Vygotsky e Freud, e na análise de documentários e séries, investiga como transformar a sala de aula em espaço de resistência pedagógica. A metodologia envolveu leitura teórica, análise audiovisual e reflexão prática. Os resultados apontam que vínculos afetivos, mediação qualificada, metodologias ativas e escuta empática são essenciais para uma educação inclusiva, significativa e transformadora.
Referências
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva Uni, 2023. Recurso online.
BRONFENBRENNER, Urie. A ecologia do desenvolvimento humano. Porto Alegre: ArtMed, 1996.
CARRARA, Kester; DONGO MONTOYA, Adrian Oscar (Coord.). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.
CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Ática, 2004.
CUNHA, Marcus Vinicius da. Psicologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2008.
D’AUREA-TARDELI, Denise. Formadores da criança e do jovem: interfaces da comunidade escolar. São Paulo: Cengage Learning, 2014. Recurso online.
ERIKSON, Erik H. Infância e sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.
ESTANISLAU, Gustavo M. Saúde mental na escola: o que os educadores devem saber. Porto Alegre: ArtMed, 2014. Recurso online.
ESTEVES, Estela Renner (Direção). O começo da vida. São Paulo: Maria Farinha Filmes, 2016. Documentário.
ESTEVES, Estela Renner (Direção). O começo da vida 2: lá fora. São Paulo: Maria Farinha Filmes, 2020. Documentário.
FREUD, Sigmund. O ego e o id. Rio de Janeiro: Imago, 1923.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.
PILETTI, Nelson; ROSSATO, Solange Marques; ROSSATO, Geovanio (Org.). Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Contexto, 2014.
RHODEN, Cacau (Direção). Nunca me sonharam. São Paulo: Maria Farinha Filmes, 2017. Documentário.
SANTROCK, John W. Psicologia educacional. Porto Alegre: ArtMed, 2010. Recurso online.
THORNE, Jack; GRAHAM, Stephen. Adolescência. Direção de Philip Barantini. Reino Unido: Netflix, 2025. Episódios 1 e 2.
THORNE, Jack; GRAHAM, Stephen. Adolescência. Direção de Philip Barantini. Reino Unido: Netflix, 2025. Episódios 3 e 4.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
