Psicologia da Educação: fundamentos para uma prática pedagógica transformadora

Autores

  • Jefferson de Oliveira Universidade de Passo Fundo - UPF Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17532304

Palavras-chave:

Desenvolvimento humano, Resistência pedagógica, Psicologia da educação

Resumo

Este artigo, desenvolvido durante a disciplina Psicologia da Educação, no curso de Matemática da Universidade de Passo Fundo (UPF), articula teorias do desenvolvimento humano com práticas pedagógicas críticas. Com base em autores como Piaget, Vygotsky e Freud, e na análise de documentários e séries, investiga como transformar a sala de aula em espaço de resistência pedagógica. A metodologia envolveu leitura teórica, análise audiovisual e reflexão prática. Os resultados apontam que vínculos afetivos, mediação qualificada, metodologias ativas e escuta empática são essenciais para uma educação inclusiva, significativa e transformadora.

Referências

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva Uni, 2023. Recurso online.

BRONFENBRENNER, Urie. A ecologia do desenvolvimento humano. Porto Alegre: ArtMed, 1996.

CARRARA, Kester; DONGO MONTOYA, Adrian Oscar (Coord.). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.

CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Ática, 2004.

CUNHA, Marcus Vinicius da. Psicologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2008.

D’AUREA-TARDELI, Denise. Formadores da criança e do jovem: interfaces da comunidade escolar. São Paulo: Cengage Learning, 2014. Recurso online.

ERIKSON, Erik H. Infância e sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.

ESTANISLAU, Gustavo M. Saúde mental na escola: o que os educadores devem saber. Porto Alegre: ArtMed, 2014. Recurso online.

ESTEVES, Estela Renner (Direção). O começo da vida. São Paulo: Maria Farinha Filmes, 2016. Documentário.

ESTEVES, Estela Renner (Direção). O começo da vida 2: lá fora. São Paulo: Maria Farinha Filmes, 2020. Documentário.

FREUD, Sigmund. O ego e o id. Rio de Janeiro: Imago, 1923.

PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.

PILETTI, Nelson; ROSSATO, Solange Marques; ROSSATO, Geovanio (Org.). Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Contexto, 2014.

RHODEN, Cacau (Direção). Nunca me sonharam. São Paulo: Maria Farinha Filmes, 2017. Documentário.

SANTROCK, John W. Psicologia educacional. Porto Alegre: ArtMed, 2010. Recurso online.

THORNE, Jack; GRAHAM, Stephen. Adolescência. Direção de Philip Barantini. Reino Unido: Netflix, 2025. Episódios 1 e 2.

THORNE, Jack; GRAHAM, Stephen. Adolescência. Direção de Philip Barantini. Reino Unido: Netflix, 2025. Episódios 3 e 4.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

Downloads

Publicado

11/05/2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OLIVEIRA, Jefferson de. Psicologia da Educação: fundamentos para uma prática pedagógica transformadora. Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS), [S. l.], v. 2, n. 6, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17532304. Disponível em: https://ojs.thesiseditora.com.br/index.php/jsihs/article/view/484.. Acesso em: 5 dez. 2025.