Doping Acadêmico: o uso de medicamentos para melhorar o desempenho estudantil

Autores

  • Nívia Larice Rodrigues de Freitas Universidade Nilton Lins Autor
  • Rodrigo Manoel Ferreira Carrapeiro Universidade Federal do Amazonas Autor
  • Dayna Aragão Benchimol Universidade Nilton Lins Autor
  • Charles Fabian de Lima Universidade Federal de Jataí Autor
  • Allyne Kelly Carvalho Farias Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí – Centro Universitário Uninovafapi Autor
  • Eduardo Martins da Cruz Universidade Gama Filho Autor
  • Lucas Mantovani Cardoso Faculdade de Medicina de Jundiaí Autor
  • Nilcéia Janine Pereira Ribeiro Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires Autor
  • Lúcio Roberto Távora Pereira Portela Universidade Federal do Ceará Autor
  • Grasiele Mattei Ise dos Santos Universidade de Faculdades Integradas de Caratinga (UNIFACIG) Autor
  • André Vicente D’Aquino Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Autor
  • Odailson Nogueira dos Santos Faculdade Metropolitana de Manaus (FAMETRO) Autor
  • Nataline Ferreira Crescencio Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora Autor
  • Rodrigo Daniel Zanoni Faculdade São Leopoldo Mandic Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15183923

Palavras-chave:

Desempenho Acadêmico, Automedicação, Metilfenidato

Resumo

O doping acadêmico é o uso de substâncias, como medicamentos estimulantes e nootrópicos, com a intenção de melhorar o desempenho acadêmico. Muitos estudantes recorrem a esses produtos na busca por maior concentração, memória e produtividade, especialmente durante períodos de pressão, como provas e exames. No entanto, o uso dessas substâncias sem orientação médica pode acarretar sérios riscos à saúde, incluindo efeitos colaterais psicológicos e físicos. Esta pesquisa objetiva analisar o doping acadêmico entre universitários, seus fatores motivadores, riscos e implicações éticas e sociais. Esta revisão narrativa qualitativa analisou estudos de 2021 a 2025 sobre doping acadêmico, buscando em bases como SciELO e PubMed. Foram incluídos apenas artigos em português com metodologias rigorosas. O doping acadêmico tem aumentado entre universitários, impulsionado pela pressão acadêmica e pelo fácil acesso a psicoestimulantes como o metilfenidato. O uso sem prescrição médica traz riscos à saúde e levanta questões éticas. O doping acadêmico, impulsionado pela pressão universitária e pelo fácil acesso a psicoestimulantes, exige conscientização e políticas públicas para priorizar a saúde mental e o bem-estar dos estudantes.

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Publicado

04/09/2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FREITAS, Nívia Larice Rodrigues de et al. Doping Acadêmico: o uso de medicamentos para melhorar o desempenho estudantil. Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS), [S. l.], v. 2, n. 4, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15183923. Disponível em: https://ojs.thesiseditora.com.br/index.php/jsihs/article/view/376.. Acesso em: 21 abr. 2025.