Do diagnóstico ao tratamento: atuação multidisciplinar e qualidade de vida no TDAH

Autores

  • Nívia Larice Rodrigues de Freitas Universidade Nilton Lins Autor
  • Odailson Nogueira dos Santos Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) Autor
  • Allyne Kelly Carvalho Farias Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí – Centro Universitário Uninovafapi Autor
  • Emanuelle da Rocha Silva Universidade Cruzeiro do Sul Autor
  • Rodrigo Manoel Ferreira Carrapeiro Universidade Federal do Amazonas Autor
  • Dayna Aragão Benchimol Universidade Nilton Lins Autor
  • Quintiliana Maria Albuquerque Carvalho Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Autor
  • Fábia Gonçalves Ribeiro Alves Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) Autor
  • Eduardo Martins da Cruz Universidade Gama Filho Autor
  • Luiz Gustavo Bento Brandão Universidade Paulista (UNIP) Autor
  • Lucas Mantovani Cardoso Faculdade de Medicina de Jundiaí Autor
  • Gabriel Ximenes de Meneses Universidade Nilton Lins Autor
  • Nilcéia Janine Pereira Ribeiro Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires Autor
  • Vannorleide Rodrigues de Saboia Universidade Estadual Vale do Acaraú Autor
  • Vanuza Rodrigues de Saboia Universidade Estadual do Ceará Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15183767

Palavras-chave:

Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, Deficiências do Aprendizado, Equipe de Assistência Multidisciplinar

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) representa um desafio significativo para a saúde pública, considerando seu impacto nas diversas esferas da vida dos indivíduos afetados. As manifestações do transtorno, como desatenção, impulsividade e hiperatividade, prejudicam o desempenho acadêmico, as interações sociais e o bem-estar emocional, o que justifica a necessidade de um olhar mais aprofundado sobre suas implicações. A atuação multidisciplinar no tratamento do TDAH surge como uma estratégia promissora, com o potencial de melhorar a qualidade de vida dos pacientes ao integrar diferentes especialidades na abordagem terapêutica. Este estudo tem como objetivo analisar a atuação multidisciplinar e seu impacto na qualidade de vida do paciente com TDAH. Foi realizada uma revisão narrativa qualitativa entre fevereiro e março de 2025, com a seleção de publicações entre 2021 e 2025. Os descritores utilizados foram "Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade", "Deficiências do Aprendizado" e "Equipe de Assistência Multidisciplinar". As buscas foram feitas nas bases SciELO, Google Scholar e PubMed, com a inclusão de artigos em português e a exclusão de trabalhos com metodologias inadequadas ou resultados inconclusivos. A revisão identificou a importância de uma abordagem multidisciplinar no tratamento do TDAH, envolvendo médicos, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, pedagogos e enfermeiros. A atuação integrada entre esses profissionais tem mostrado bons resultados no controle dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes, destacando a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento contínuo.

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Publicado

04/09/2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FREITAS, Nívia Larice Rodrigues de et al. Do diagnóstico ao tratamento: atuação multidisciplinar e qualidade de vida no TDAH. Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS), [S. l.], v. 2, n. 4, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15183767. Disponível em: https://ojs.thesiseditora.com.br/index.php/jsihs/article/view/375.. Acesso em: 21 abr. 2025.