O jogo como ferramenta pedagógica: estratégia para a aprendizagem de química no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15130554

Palavras-chave:

Aprendizagem, Jogo, Ensino Superior, Ensino de química

Resumo

O presente artigo investiga o uso de jogos didáticos como ferramenta pedagógica no ensino de Química Analítica, com ênfase na volumetria de complexação. Para isso, desenvolveu-se o jogo de tabuleiro Reino dos Complexos, estruturado para tornar o aprendizado mais dinâmico e interativo. A pesquisa explora a fundamentação teórica sobre o papel do lúdico na educação, destacando sua relevância na construção ativa do conhecimento e no engajamento dos estudantes. A metodologia inclui a descrição do jogo, suas regras e aplicação prática, demonstrando sua eficácia na assimilação de conteúdos teóricos tradicionalmente considerados complexos. Os resultados indicam que a abordagem lúdica melhora a motivação dos alunos, promove a aprendizagem colaborativa e favorece a fixação dos conceitos, reforçando o potencial dos jogos educativos como estratégia didática inovadora no ensino superior.

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Publicado

04/03/2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANTOS, Kamilly Giselle Castro; VALE, Gilberto Nascimento do; ARAÚJO, Mateus Silva; FREITAS, Marllon Cardoso Oliveira de; GOMES, Neliano Gonçalves; AMARO, Marcos Vinícios Pompeu; VALE, Rennan da Silva; SILVA, Antonio dos Santos. O jogo como ferramenta pedagógica: estratégia para a aprendizagem de química no ensino superior. Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS), [S. l.], v. 2, n. 4, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15130554. Disponível em: https://ojs.thesiseditora.com.br/index.php/jsihs/article/view/366.. Acesso em: 21 abr. 2025.