O jogo como ferramenta pedagógica: estratégia para a aprendizagem de química no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15130554Palavras-chave:
Aprendizagem, Jogo, Ensino Superior, Ensino de químicaResumo
O presente artigo investiga o uso de jogos didáticos como ferramenta pedagógica no ensino de Química Analítica, com ênfase na volumetria de complexação. Para isso, desenvolveu-se o jogo de tabuleiro Reino dos Complexos, estruturado para tornar o aprendizado mais dinâmico e interativo. A pesquisa explora a fundamentação teórica sobre o papel do lúdico na educação, destacando sua relevância na construção ativa do conhecimento e no engajamento dos estudantes. A metodologia inclui a descrição do jogo, suas regras e aplicação prática, demonstrando sua eficácia na assimilação de conteúdos teóricos tradicionalmente considerados complexos. Os resultados indicam que a abordagem lúdica melhora a motivação dos alunos, promove a aprendizagem colaborativa e favorece a fixação dos conceitos, reforçando o potencial dos jogos educativos como estratégia didática inovadora no ensino superior.
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