Jogo didático “cinco em equilíbrio químico”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15124616

Palavras-chave:

Equilíbrio Químico, Ensino de Química., Gamificação. , Aprendizagem Ativa.

Resumo

O ensino de equilíbrio químico pode ser desafiador, principalmente por causa da complexidade dos conceitos envolvidos. Para ajudar nisso, este estudo sugere o uso de um jogo educativo chamado Cinco em Linha: Explorando o Equilíbrio Químico. A ideia é que essa ferramenta divertida torne a aprendizagem mais fácil e envolvente para os alunos. O objetivo foi desenvolver e testar o jogo durante um evento acadêmico, observando como ele ajudou na fixação do conteúdo. A metodologia envolveu adaptar o jogo Cinco em Linha, incluindo perguntas de múltipla escolha sobre equilíbrio químico. O tabuleiro numerado ajudava na escolha das questões, e os jogadores precisavam marcar as respostas corretas para formar uma sequência de cinco acertos. Aproximadamente 30 estudantes de graduação, mestrado e doutorado participaram da atividade. Para avaliar a experiência, foi aplicado um questionário que analisou pontos como a clareza das regras, a aparência do jogo, a dificuldade das perguntas e a dinâmica geral da atividade.

Biografia do Autor

  • Antonio dos Santos Silva, UFPA

    Professor Associado I, do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em Química Analítica (UFPA), Mestre em Química (UFPA), Mestre em Física (UFPA), Bacharel e Licenciado em Física (UFPA), Licenciado e Bacharel em Química Industrial (UFPA) e Bacharel em Estatísitca (UFPA).

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Publicado

04/02/2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OLIVEIRA, Maria Elisa Costa de; GOMES, Bruna Machado; REIS, Mahelani Fernanda Ferreira; GOMES, Felipe Mateus Miranda; FERREIRA, Cleidiane Fonseca Botelho; DOS SANTOS SILVA, Antonio. Jogo didático “cinco em equilíbrio químico”. Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS), [S. l.], v. 2, n. 4, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15124616. Disponível em: https://ojs.thesiseditora.com.br/index.php/jsihs/article/view/364.. Acesso em: 21 abr. 2025.