Jogo didático “cinco em equilíbrio químico”
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15124616Palavras-chave:
Equilíbrio Químico, Ensino de Química., Gamificação. , Aprendizagem Ativa.Resumo
O ensino de equilíbrio químico pode ser desafiador, principalmente por causa da complexidade dos conceitos envolvidos. Para ajudar nisso, este estudo sugere o uso de um jogo educativo chamado Cinco em Linha: Explorando o Equilíbrio Químico. A ideia é que essa ferramenta divertida torne a aprendizagem mais fácil e envolvente para os alunos. O objetivo foi desenvolver e testar o jogo durante um evento acadêmico, observando como ele ajudou na fixação do conteúdo. A metodologia envolveu adaptar o jogo Cinco em Linha, incluindo perguntas de múltipla escolha sobre equilíbrio químico. O tabuleiro numerado ajudava na escolha das questões, e os jogadores precisavam marcar as respostas corretas para formar uma sequência de cinco acertos. Aproximadamente 30 estudantes de graduação, mestrado e doutorado participaram da atividade. Para avaliar a experiência, foi aplicado um questionário que analisou pontos como a clareza das regras, a aparência do jogo, a dificuldade das perguntas e a dinâmica geral da atividade.
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