Da Unidade de Terapia Intensiva à Unidade de Internação: processo de enfermagem em cuidados paliativos
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14733253Palavras-chave:
Cuidados Paliativos, Cuidados de Enfermagem, Processo de Enfermagem, Unidades de Terapia IntensivaResumo
O Cuidado Paliativo é uma abordagem para melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares frente às doenças que ameaçam a continuidade da vida, por intermédio do alívio do sofrimento, tratamento da dor e de outros sintomas biopsicossocial e espiritual. O objetivo deste estudo foi desenvolver o processo de enfermagem ao paciente em cuidados paliativos por meio da formulação de um plano de cuidados para a assistência com a implementação de uma intervenção em saúde. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, concretizado durante a disciplina de Cuidados Paliativos, em um hospital privado localizado em uma capital do nordeste brasileiro, no período de novembro a dezembro de 2024. Para a consolidação do Processo de Enfermagem na prestação da assistência realizada, as informações coletadas foram interpretadas e proporcionaram a identificação de Diagnósticos de Enfermagem, baseados na NANDA-I, e a formulação de intervenções e os resultados esperados para a composição do plano de cuidados e elaboração da intervenção em saúde a ser realizada, a qual foi a confecção de um “Prontuário Afetivo” com a participação da família, destacando a subjetividade e a sua história de vida além de beneficiar os aspectos emocional, psíquico e cognitivo da paciente. Portanto, quando os cuidados paliativos são aplicados a um paciente com doença ameaçadora à vida, é garantido a ele e aos seus cuidadores/familiares a integralidade e singularidade do cuidado e o aperfeiçoamento da qualidade da assistência, permitindo maior atenção e resolutividade às necessidades de saúde.
Referências
BULECHEK, G; BUTCHER, HK; DOCHTERMAN, J; WAGNER, CM. Classificação das Intervenções de Enfermagem - NIC. 6. ed. São Paulo: Elsevier, 2016.
CARVALHO, Ricardo Tavares de; PARSONS, Henrique Afonseca. Manual de cuidados paliativos ANCP. In: Manual de cuidados paliativos ANCP. 2012.
CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Resolução nº 736, de 17 de janeiro de 2024. Dispõe sobre a implementação do Processo de Enfermagem em todo contexto socioambiental onde ocorre o cuidado de Enfermagem. Braslia (DF); 2024. Disponível em: https://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2024/01/Resolucao-Cofenno-736-2024-Dispoe-sobre-a-implementacao-do-Processo-de-Enfermagem-em-todo-contexto-socioambiental-onde-ocorre-o-cuidado-de-enfermagem.pdf. Acesso em: 23 jan. 2025.
D'ALESSANDRO, Maria Perez Soares et al. Manual de cuidados paliativos. 2. ed. São Paulo: Hospital Sírio-Libanês; Ministério da Saúde, 2023.
DA CRUZ, Nayara Alves Oliveira et al. O papel da equipe multidisciplinar nos cuidados paliativos em idosos. Research, Society and Development, v. 10, n. 8, p. e52110817433-e52110817433, 2021.
GUIRRO, U.B.P et al. Atlas dos Cuidados Paliativos no Brasil: 2022. 1ª edição. São Paulo: Academia Nacional de Cuidados Paliativos, 2023.
HERDMAN TH; SHIGEMI, K; LOPES, Camila. Diagnósticos de Enfermagem da NANDA-I: definições e classificações 2021-2023. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2021.
JOHNSON, M et al.. Ligações NANDA-NOC-NIC: condições clínicas: suporte ao raciocínio e assistência de qualidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
RIBEIRO, Júlia Rezende; POLES, Kátia. Cuidados paliativos: prática dos médicos da estratégia saúde da família. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, p. 62-72, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.