O impacto do uso excessivo de telas no desenvolvimento cognitivo e comportamental infantil
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14622469Palavras-chave:
Dependência de Tecnologia, Desenvolvimento Infantil, Educação InfantilResumo
O impacto do uso excessivo de telas no desenvolvimento infantil é uma questão preocupante no contexto atual, caracterizado pela crescente digitalização da sociedade. Esse estudo objetiva analisar o impacto do uso excessivo de telas no desenvolvimento cognitivo e comportamental infantil, fornecendo subsídios para políticas públicas, práticas pedagógicas e orientações familiares que promovam o bem-estar das crianças em um ambiente digitalizado. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica narrativa qualitativa, realizada entre outubro e dezembro de 2024, analisando estudos publicados entre 2020 e 2024. A busca foi conduzida em bases de dados acadêmicas como SciELO, Google Scholar e PubMed, utilizando descritores estratégicos como “Desenvolvimento Infantil”, “Educação Infantil” e “Dependência de Tecnologia”. Os critérios de inclusão consideraram artigos publicados em português, entre 2020 e 2024, com abordagens metodológicas sólidas e relevantes para o tema. Já os critérios de exclusão eliminaram artigos com metodologias inadequadas, resultados inconsistentes ou incompletos. Constatou-se que o uso excessivo de telas pode comprometer o desenvolvimento cognitivo, comportamental e físico infantil. Do ponto de vista cognitivo, observam-se dificuldades como atenção fragmentada e falta de reflexão. Comportamentalmente, há prejuízos nas habilidades sociais, como empatia e comunicação verbal, além de aumento da ansiedade e irritabilidade. Já os efeitos físicos incluem sedentarismo, obesidade e problemas posturais, além da privação de sono, que afeta o desempenho escolar e a regulação emocional. Diante disso, o equilíbrio é essencial, e a supervisão de pais, educadores e profissionais de saúde é indispensável.
Referências
BRITO JUNIOR, Wander Medeiros de. O excesso de tempo frente as telas e os resultados sobre os possíveis impactos no desenvolvimento infantil. 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/handle/riufcg/34827. Acesso em: 18 dez. 2024.
DE ARAÚJO, Isabella Francisca Monteiro et al. O impacto da exposição a telas no desenvolvimento infantil: evidências e recomendações práticas. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 6, n. 11, p. 3938-3949, 2024. Disponível em: https://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs/article/view/2439. Acesso em: 18 dez. 2024.
DE CARVALHO ABUD, Ana Beatriz et al. Os impactos do uso de telas na primeira infância. In: Congresso Médico Acadêmico UniFOA. 2024. Disponível em: https://conferenciasunifoa.emnuvens.com.br/congresso-medvr/article/view/1559. Acesso em: 18 dez. 2024.
DO LAGO, Oséias Santos Folha; DE ANDRADE, Paulo Antonio Rufino; BASTOS, Alder Thiago. Os impactos da utilização de telas na primeira infância: as consequências frente ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Revista Brasileira de Desenvolvimento e Inovação, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://rbdin.com.br/index.php/revista/article/view/29. Acesso em: 18 dez. 2024.
GOMES, Barbara Rabelo; DA GAMA, Escarletty Emilay Campos. A era digital: os impactos da tecnologia para o desenvolvimento infantil. Revista Contemporânea, v. 4, n. 11, p. e6538-e6538, 2024. Disponível em: https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/article/view/6538. Acesso em: 18 dez. 2024.
GONÇALVES, Isabela; DE LIMA, Salete Barbosa; SOARES, Gênesis Guimarães. Desenvolvimento infantil e aprendizagem: os impactos da exposição excessiva das telas digitais. Semana de Pedagogia, p. 324-329, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2442. Acesso em: 18 dez. 2024.
KNUPP, Antonio Jorge Ferreira et al. Implicações no desenvolvimento comportamental e emocional em crianças devido uso excessivo de dispositivos eletrônicos. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 10, p. 4115-4129, 2024. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/16016. Acesso em: 18 dez. 2024.
LIMA, Mirella Maria et al. Impacto do tempo de tela no desenvolvimento cognitivo e comportamental de crianças em idade pré-escolar. Periódicos Brasil. Pesquisa Científica, Macapá, Brasil, v. 3, n. 2, p. 1472–1479, 2024. DOI: 10.36557/pbpc.v3i2.194. Disponível em: https://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs/article/view/529. Acesso em: 18 dez. 2024.
LIMA DO NASCIMENTO, Maria Fernanda et al. O excesso de telas na infância: qual é o real impacto para o desenvolvimento infantil? Revista Encontros Científicos UniVS, v. 6, n. 2, 2024. Disponível em: https://rec.univs.edu.br/index.php/rec/article/view/281/223. Acesso em: 18 dez. 2024.
LIMA, Thayná Bezerra et al. Efeitos da exposição excessiva de telas no desenvolvimento infantil. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 5, n. 4, p. 2231-2248, 2023. Disponível em: https://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs/article/view/529. Acesso em: 18 dez. 2024.
LIRA, Kamille Nivea Dantas et al. Uso de telas: impactos no desenvolvimento cognitivo e processos de aprendizagem. Observatório de la Economía Latinoamericana, v. 22, n. 7, p. e5850-e5850, 2024. Disponível em: https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/article/view/5850. Acesso em: 18 dez. 2024.
MARTINS, Bárbara Karaoglan Leite et al. Os impactos do uso de telas no neurodesenvolvimento infantil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 8, p. 3414-3420, 2024. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/15385. Acesso em: 18 dez. 2024.
RAMOS, Evellyn Thauany Gomes et al. Atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e efeitos psicológicos associados ao uso excessivo de telas na infância. Brazilian Journal of Health Review, v. 7, n. 5, p. e74107-e74107, 2024. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/74107. Acesso em: 18 dez. 2024.
SOUZA, Bárbara Couto de; FERNANDES, Lucas Guilherme. Excesso de telas na infância: o impacto no desenvolvimento infantil. Revista Sociedade Científica, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 5513–5536, 2024. DOI: 10.61411/rsc202488017. Disponível em: https://journal.scientificsociety.net/index.php/sobre/article/view/880. Acesso em: 18 dez. 2024.
VASCONCELOS, Yana Lara Cavalcante et al. O impacto do uso excessivo de telas no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças: uma revisão sistemática. Revista Foco, v. 16, n. 11, p. e3308-e3308, 2023. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/3308. Acesso em: 18 dez. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.