O impacto do uso excessivo de telas no desenvolvimento cognitivo e comportamental infantil

Autores

  • Nívia Larice Rodrigues de Freitas Universidade Nilton Lins Autor
  • Aline Thompson Messias Faculdade Multivix Autor
  • Allyne Kelly Carvalho Farias Centro Universitário Uninovafapi Autor
  • Talita Carvalho Ribeiro Centro Universitário Cesumar Autor
  • Davi Maia Rocha Faculdade de Tecnologia e Ciências Autor
  • Elisson Sena de Souza Universidade Estadual de Montes Claros Autor
  • Beatriz de Araújo Fontes Universidade Anhanguera-Uniderp Autor
  • Lucas Mantovani Cardoso Faculdade de Medicina de Jundiaí Autor
  • Elisangela de Sousa Marinho Universidade Vale do Acaraú Autor
  • Silvana Ferreira dos Santos Faculdade de Educação São Luiz Autor
  • Edinair Pereira Camurça Universidade Vale do Acaraú Autor
  • Francisca Macirlene Xavier Viana Lopes Universidade Vale do Acaraú Autor
  • Francisca Regina Xavier Viana de Oliveira Universidade Vale do Acaraú Autor
  • Vannorleide Rodrigues de Sabóia Universidade Estadual Vale do Acaraú Autor
  • Maria Alzenir André da Silva Universidade Vale do Acaraú Autor
  • Francisca Cibele Oliveira Prudêncio Universidade Vale do Acaraú Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14622469

Palavras-chave:

Dependência de Tecnologia, Desenvolvimento Infantil, Educação Infantil

Resumo

O impacto do uso excessivo de telas no desenvolvimento infantil é uma questão preocupante no contexto atual, caracterizado pela crescente digitalização da sociedade. Esse estudo objetiva analisar o impacto do uso excessivo de telas no desenvolvimento cognitivo e comportamental infantil, fornecendo subsídios para políticas públicas, práticas pedagógicas e orientações familiares que promovam o bem-estar das crianças em um ambiente digitalizado. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica narrativa qualitativa, realizada entre outubro e dezembro de 2024, analisando estudos publicados entre 2020 e 2024. A busca foi conduzida em bases de dados acadêmicas como SciELO, Google Scholar e PubMed, utilizando descritores estratégicos como “Desenvolvimento Infantil”, “Educação Infantil” e “Dependência de Tecnologia”. Os critérios de inclusão consideraram artigos publicados em português, entre 2020 e 2024, com abordagens metodológicas sólidas e relevantes para o tema. Já os critérios de exclusão eliminaram artigos com metodologias inadequadas, resultados inconsistentes ou incompletos. Constatou-se que o uso excessivo de telas pode comprometer o desenvolvimento cognitivo, comportamental e físico infantil. Do ponto de vista cognitivo, observam-se dificuldades como atenção fragmentada e falta de reflexão. Comportamentalmente, há prejuízos nas habilidades sociais, como empatia e comunicação verbal, além de aumento da ansiedade e irritabilidade. Já os efeitos físicos incluem sedentarismo, obesidade e problemas posturais, além da privação de sono, que afeta o desempenho escolar e a regulação emocional. Diante disso, o equilíbrio é essencial, e a supervisão de pais, educadores e profissionais de saúde é indispensável. 

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Publicado

01/09/2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FREITAS, Nívia Larice Rodrigues de et al. O impacto do uso excessivo de telas no desenvolvimento cognitivo e comportamental infantil. Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS), [S. l.], v. 2, n. 1, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.14622469. Disponível em: https://ojs.thesiseditora.com.br/index.php/jsihs/article/view/264.. Acesso em: 30 jan. 2025.