Percepções dos acadêmicos de enfermagem sobre segurança do paciente no atendimento pediátrico: uma exploração multifacetada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17881057

Palavras-chave:

Percepções de acadêmicos de enfermagem, Segurança do paciente, Atendimento pediátrico

Resumo

Neste artigo, exploramos as percepções dos acadêmicos de enfermagem sobre a segurança do paciente no contexto do atendimento pediátrico, a partir de uma revisão abrangente da literatura nacional mais recente. Investigamos como essas percepções são formadas, influenciadas por diversos fatores e de que maneira elas moldam a qualidade do cuidado prestado às crianças e suas famílias. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa se baseou em uma metodologia que incluiu uma revisão minuciosa de artigos e livros nas principais bases de dados, como Periódico Capes e Google Acadêmico, privilegiando trabalhos nacionais recentes. Os dados coletados foram organizados por meio de fichamentos e posteriormente analisados qualitativamente, permitindo a identificação de temas recorrentes e tendências emergentes. As percepções dos acadêmicos se mostraram como uma tapeçaria complexa, influenciada por fatores educacionais, práticos, pessoais e institucionais. Essas percepções vão além do escopo técnico-operativo, sendo impulsionadas por princípios éticos, empatia em relação aos pacientes pediátricos e um compromisso contínuo com a excelência no cuidado. Identificamos que a compreensão da segurança do paciente não se restringe ao âmbito teórico, mas tem implicações práticas significativas. Essas implicações incluem uma orientação para uma abordagem centrada na segurança, a integração de práticas baseadas em evidências, promoção de comunicação eficaz, adoção de uma visão holística e contribuição para a construção de uma cultura de segurança sólida. Em resposta à pergunta de pesquisa, evidenciamos que as percepções dos acadêmicos desempenham um papel crucial na formação de profissionais de enfermagem aptos a oferecer cuidados seguros, compassivos e eficazes às crianças e suas famílias. Este estudo oferece uma visão abrangente e atualizada sobre um tópico essencial para a melhoria contínua da assistência pediátrica, incitando uma reflexão profunda sobre as percepções dos acadêmicos e seu impacto tangível na qualidade do cuidado.

Biografia do Autor

  • Érica Motta Moreira de Souza, Universidade Iguaçu

    Sou graduada em Enfermagem pela Universidade Iguaçu (UNIG), graduada em Filosofia pela UNIFAVENI, atuo como Presidente na Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde Mental (LAESM), Vice - Presidente da Liga Acadêmica de Enfermagem em Práticas Integrativas e Complementares da Saúde (LAEPICS), Secretária de Comissão de Comunicação do Diretório Estudantil (SOBENFeE). Com ênfase em Enfermagem

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Publicado

12/10/2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOUZA, Érica Motta Moreira de et al. Percepções dos acadêmicos de enfermagem sobre segurança do paciente no atendimento pediátrico: uma exploração multifacetada. Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS), [S. l.], v. 2, n. 6, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17881057. Disponível em: https://ojs.thesiseditora.com.br/index.php/jsihs/article/view/511.. Acesso em: 14 dez. 2025.