Hermenêutica e enlaces psicossociais do construto da sociedade brasileira em "Maria Maria", de Milton Nascimento
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14936632Palavras-chave:
Hermenêutica, Música Popular Brasileira, Identidade Cultural, Resiliência, Narrativa Filosófica, Milton Nascimento, Cultura BrasileiraResumo
A canção Maria Maria, de Milton Nascimento e Fernando Brant, transcende sua estrutura musical para se tornar um símbolo da resiliência e da identidade brasileira. Por meio de uma abordagem hermenêutica, este artigo analisa como a obra reflete as adversidades e a força do povo brasileiro, não se limitando a uma representação específica de gênero ou classe, mas capturando a essência coletiva da superação. Com base em pensadores como Hans-Georg Gadamer, Paul Ricoeur e Aristóteles, investiga-se a dimensão filosófica da música e sua atemporalidade enquanto narrativa de resistência. O estudo evidencia como Maria Maria se insere na tradição da música popular brasileira como um hino à coragem e à perseverança, ressignificando-se ao longo do tempo como parte do imaginário cultural nacional.
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