Fisioterapia Neurofuncional: uma abordagem para melhorar o cuidado de pacientes com doença de parkinson
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14562161Palavras-chave:
Doença de Parkinson, Marcha humana, Fisioterapia, Atividade Motora, ReabilitaçãoResumo
Objetivo: Analisar as evidências científicas disponíveis sobre a eficácia da fisioterapia no tratamento e manejo da doença de Parkinson. A revisão busca sintetizar e avaliar os diferentes enfoques, técnicas e intervenções de fisioterapia utilizados, considerando a variação nos estágios da doença, e discutir o impacto dessas abordagens na melhoria dos sintomas, funcionalidade e qualidade de vida dos pacientes com Parkinson. Métodos: A parte metodológica do trabalho visou fazer uma revisão narrativa e atualização sobre a atuação da fisioterapia na Doença de Parkinson, foram consultadas as bases de dados o PubMed, o SciELO e o Lilacs. As palavras-chaves utilizadas voltaram-se para “Doença de Parkinson”; “Marcha humana”; “Fisioterapia (modalidades)”; “Atividade Motora”; “Aptidão Física”; “Reabilitação”. A pesquisa nas bases de dados eletrônicas foi realizada em 2019 a 2023. Resultados: A pesquisa destacou a importância da fisioterapia convencional e de abordagens inovadoras, como treinamento em esteira e cinesioterapia, e treinamento de marcha com pistas visuais. Essas terapias têm demonstrado melhorias significativas na capacidade funcional e qualidade de vida dos pacientes. A individualização do tratamento é crucial para otimizar resultados terapêuticos. Conclusão: Investir em programas de fisioterapia especializados pode melhorar o cuidado e a independência dos pacientes com Parkinson e outras condições neurodegenerativas.
Referências
ALVES, W. C..; GARCIA JÚNIOR, E. M. Efeitos da fisioterapia aquática no tratamento da Doença de Parkinson: um estudo de revisão. Revista Brasileira de Reabilitação e Atividade Física, 2022.
CARVALHO, A, BARBIRATO, D, ARAÚJO, N, MARTINS, J.E, CAVALCANTI, J.L.S, SANTOS, T.M, Comparison of strength training, aerobic training, and additional physical therapy as supplementary treatments for Parkinson’s disease: pilot study. Clin Interv Aging.; v.10, n.1, p. 183-91, 2015.
CRUZ, APM da; MUNIZ, B. da SF; LIMA, LR da S.; VIEIRA, Érica C. do N.; LUCAS, M. F.; BRAUNS, I. da SD Estudo de caso sobre os efeitos da fisioterapia na funcionalidade e equilíbrio de paciente com doença de Parkinson/ Estudo de caso sobre os efeitos da fisioterapia na funcionalidade e equilíbrio de um paciente com doença de Parkinson. Revista Brasileira de Desenvolvimento , [S. l.] , v. 3, pág. 22589–22614, 2022.
GIL, A. C. Como Elaborar Projeto de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010
GONÇALVES. I. G.; SOUZA. M. C. A. Abordagem geral da doença de Parkinson. Revista Eletrônica Acervo Científico, v. 44, p. e12557, 15 abr. 2023.
PAZ, T.S.R. Esteira e cinesioterapia versus fisioterapia convencional na doença de Parkinson: estudo pragmático., v.32, n.1, p. 2-4, 2019.
PEREIRA, R. C.; NUNES, F B.; SANTOS, M.V. F. A importância da fisioterapia no acompanhamento de pacientes bariátricos: uma revisão integrativa. Scire Salutis: v. 12 n. 4, 2022.
REZENDE, E.S.; SANTOS, F.; RIBEIRO, K. S.; FUSCO, G. R. Benefícios de uma intervenção fisioterapêutica na capacidade funcional de um indivíduo com doença de parkinson: relato de caso. Revista saúde multidisciplinar, 2023.
SANTOS F.; DE SOUZA, D.; RIBEIRO SILVA, K.; FUSCO, G. V. B.; GOMES, E. S.; BARBOSA, G. C. Atuação da fisioterapia na melhora do controle postural e padrão de marcha do indivíduo acometido pela doença de Parkinson: relato de caso. Revista saúde multidisciplinar, 2023.
SOUZA, C. S.; HOCHULI, M. G; NEGRO-DELLACQUA, M. Pesquisas envolvendo pacientes com doença de Parkinson no brasil: uma revisão integrativa. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, 2023.
SZPIZ, H. População cresce, mas número de pessoas com menos de 30 anos cai 5,4% de 2012 a 2021. Editoria: Estatísticas Sociais. 2022. Disponível em: < https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/34438-populacao-cresce-mas-numero-de-pessoas-com-menos-de-30-anos-cai-5-4-de-2012-a-2021#:~:text=A%20popula%C3%A7%C3%A3o%20total%20do%20pa%C3%ADs,39%2C8%25%20no%20per%C3%ADodo.>
VASCONCELLOS, P. R. O et al. Exposição a agrotóxicos na agricultura e doença de Parkinson em usuários de um serviço público de saúde do Paraná. Cadernos Saúde Coletiva, v. 18, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
