Soluções que se encaixam: oficina de raciocínio matemático com blocos lógicos

Autores

  • Abel Ângelo Diehl Universidade de Passo Fundo - UPF Autor
  • Alan da Silva Correa Universidade de Passo Fundo - UPF Autor
  • Ana Paula Borsatto Universidade de Passo Fundo - UPF Autor
  • Clarice dos Santos Barros Universidade de Passo Fundo - UPF Autor
  • Jefferson de Oliveira Universidade de Passo Fundo - UPF Autor
  • João Vitor Martins Universidade de Passo Fundo - UPF Autor
  • Luis Carlos da Silva Ribeiro Universidade de Passo Fundo - UPF Autor
  • Patrick dos Santos Schmitz Universidade de Passo Fundo - UPF Autor
  • Richard Bryan Rodrigues Marder Universidade de Passo Fundo - UPF Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17135923

Palavras-chave:

Raciocínio lógico-matemático, Materiais manipulativos, Didática da matemática

Resumo

Este artigo de caráter qualitativo propõe o projeto de uma oficina a ser aplicada em sala de aula, objetivando o raciocínio lógico-matemático por meio da articulação da lógica com foco nos conectivos. Utiliza a aprendizagem cooperativa como metodologia, promovendo interdependência positiva, protagonismo estudantil e construção coletiva do conhecimento. Espera-se que os alunos desenvolvam competências cognitivas, argumentativas e comunicativas de forma significativa.

Referências

ALENCAR FILHO, Edgard de. Iniciação a lógica matemática. São Paulo: Nobel, 2002.

DAGHLIAN, J. Lógica e álgebra de Boole. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

FELICETTI, Vera Lúcia. Um estudo sobre o problema da matofobia como agente influenciador nos altos índices de reprovação na 1ª série do Ensino. Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FUENTES, Rodolfo. A Prática do design gráfico: uma metodologia criativa. São Paulo: Rosari, 2006.

GOLDSTEIN, L.; et al. Lógica: conceitos-chave em filosofia. Tradu ção de Lia Levy. Porto Alegre: Artmed, 2007.

GRINSPUN, Mirna. Educação tecnológica: fundamentos e práticas. São Paulo: Cortez, 2009.

JOHNSON, David W.; JOHNSON, Roger T. Learning together and alone: cooperative, competitive, and individualistic learning. 5. ed. Boston: Allyn and Bacon, 1999.

LOPES, Claudia; FERNANDES, Deise B.; MELATO, Noemi; OCANHA, Patrícia; MEDEIROS, Sheire. As primeiras experiências matemáticas. O Segredo dos Números, 24 mar. 2013. Disponível em: https://amatematicasecreta.blogspot.com/2013/03/as-primeiras-experiencias-matematicas.html. Acesso em: 01 set. 2025.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2008.

POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

09/16/2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DIEHL, Abel Ângelo; CORREA, Alan da Silva; BORSATTO, Ana Paula; BARROS, Clarice dos Santos; OLIVEIRA, Jefferson de; MARTINS, João Vitor; RIBEIRO, Luis Carlos da Silva; SCHMITZ, Patrick dos Santos; MARDER, Richard Bryan Rodrigues. Soluções que se encaixam: oficina de raciocínio matemático com blocos lógicos. Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS), [S. l.], v. 2, n. 6, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17135923. Disponível em: https://ojs.thesiseditora.com.br/index.php/jsihs/article/view/461.. Acesso em: 5 dez. 2025.