Soluções que se encaixam: oficina de raciocínio matemático com blocos lógicos
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17135923Palavras-chave:
Raciocínio lógico-matemático, Materiais manipulativos, Didática da matemáticaResumo
Este artigo de caráter qualitativo propõe o projeto de uma oficina a ser aplicada em sala de aula, objetivando o raciocínio lógico-matemático por meio da articulação da lógica com foco nos conectivos. Utiliza a aprendizagem cooperativa como metodologia, promovendo interdependência positiva, protagonismo estudantil e construção coletiva do conhecimento. Espera-se que os alunos desenvolvam competências cognitivas, argumentativas e comunicativas de forma significativa.
Referências
ALENCAR FILHO, Edgard de. Iniciação a lógica matemática. São Paulo: Nobel, 2002.
DAGHLIAN, J. Lógica e álgebra de Boole. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
FELICETTI, Vera Lúcia. Um estudo sobre o problema da matofobia como agente influenciador nos altos índices de reprovação na 1ª série do Ensino. Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FUENTES, Rodolfo. A Prática do design gráfico: uma metodologia criativa. São Paulo: Rosari, 2006.
GOLDSTEIN, L.; et al. Lógica: conceitos-chave em filosofia. Tradu ção de Lia Levy. Porto Alegre: Artmed, 2007.
GRINSPUN, Mirna. Educação tecnológica: fundamentos e práticas. São Paulo: Cortez, 2009.
JOHNSON, David W.; JOHNSON, Roger T. Learning together and alone: cooperative, competitive, and individualistic learning. 5. ed. Boston: Allyn and Bacon, 1999.
LOPES, Claudia; FERNANDES, Deise B.; MELATO, Noemi; OCANHA, Patrícia; MEDEIROS, Sheire. As primeiras experiências matemáticas. O Segredo dos Números, 24 mar. 2013. Disponível em: https://amatematicasecreta.blogspot.com/2013/03/as-primeiras-experiencias-matematicas.html. Acesso em: 01 set. 2025.
PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2008.
POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
