Estratégias de envolvimento da família como parceira na educação infantil

Autores

  • Vanuza Rodrigues de Saboia Universidade Estadual do Ceará- UECE Autor
  • Vannorleide Rodrigues de Saboia Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA Autor
  • Arisleda Silva Reginaldo Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA Autor
  • Arlete de Sousa Silva Universidade Vale do Acaraú Autor
  • Elisangela de Sousa Marinho Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA Autor
  • Francisca Cibele Oliveira Prudêncio Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA Autor
  • Francisca Macirlene Xavier Viana Lopes Universidade Vale do Acaraú-UVA Autor
  • Francisca Mônica da Silva Universidade Vale do Acarau Autor
  • Francisca Regina Xavier Viana de Oliveira Universidade Vale do Acarau-UVA Autor
  • Maria Alzenir André da Silva Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA Autor
  • Edinair Pereira Camurça Universidade Vale do Acaraú Autor
  • Ana Cristina Vasconcelos Barros Universidade Estadual do Ceará – UECE Autor
  • Maryanne Kelly da Silva Lima Universidade Federal do Ceará Autor
  • Katia Chirlley Xavier Candido Avelino Universidade Vale do Acaraú Autor
  • Antonia Célia Castro de Oliveira Jacó Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú Autor
  • Silvana Ferreira dos Santos Faculdade de Educação São Luiz Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.16028559

Palavras-chave:

Família, Educação Infantil , Parceria escola-família

Resumo

O envolvimento da família na educação infantil é essencial para o desenvolvimento integral das crianças, influenciando diretamente seu desempenho acadêmico, emocional e social. No entanto, obstáculos como a falta de tempo dos pais, desigualdades socioeconômicas e o desconhecimento das práticas escolares dificultam essa parceria. Com base nisso, esta pesquisa teve como objetivo identificar estratégias eficazes para fortalecer a participação familiar na educação infantil. Foi adotada uma metodologia de revisão bibliográfica narrativa qualitativa, com foco em estudos publicados entre 2021 e 2025, utilizando descritores como “família”, “educação infantil” e “parceria escola-família”. As buscas foram realizadas em bases como SciELO, Google Scholar, PubMed e ERIC, priorizando artigos em português que tratassem diretamente da realidade brasileira e abordassem práticas de engajamento e seus impactos. Os resultados indicam que a presença ativa da família melhora o engajamento escolar, a autoestima e o comportamento social das crianças. Estratégias como canais de comunicação acessíveis, reuniões adaptadas, valorização da diversidade e projetos colaborativos se mostraram eficazes. Conclui-se que, embora desafiadora, a aproximação entre escola e família pode ser fortalecida por ações simples e contínuas, que promovam o diálogo, o acolhimento e a cooperação no processo educativo.

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Publicado

07/17/2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SABOIA, Vanuza Rodrigues de et al. Estratégias de envolvimento da família como parceira na educação infantil. Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS), [S. l.], v. 2, n. 5, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.16028559. Disponível em: https://ojs.thesiseditora.com.br/index.php/jsihs/article/view/437.. Acesso em: 13 dez. 2025.