Os efeitos da depressão no processo de aprendizagem

Autores

  • Nívia Larice Rodrigues de Freitas Universidade Nilton Lins Autor
  • Jéssica Pâmela Cândido de Carvalho Silva Universidade do Estado de Mato Grosso Autor
  • Rodrigo Manoel Ferreira Carrapeiro Universidade Federal do Amazonas Autor
  • Daniel Batista do Nascimento Santos Silva Universidade de Brasília Autor
  • Charles Fabian de Lima Universidade Federal de Jataí Autor
  • Lúcio Roberto Távora Pereira Portela Universidade Federal do Ceará Autor
  • Quintiliana Maria Albuquerque Carvalho Universidade Estadual do Piauí Autor
  • Nicole Girotto Vieira de Lima Universidade Positivo Autor
  • Glaucia Alyne Nunes de Lacerda Universidade Federal de Pernambuco Autor
  • Kliver Souza Diniz Fametro Autor
  • Fernanda Reis da Silva Universidade Federal de Roraima Autor
  • Vanuza Rodrigues de Saboia UECE Autor
  • Allyne Kelly Carvalho Farias Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí – Uninovafapi Autor
  • Karolyne Gomes Miranda Unievangélica Autor
  • Lucas Pereira Barreto e Silva Universidade UniEVANGÉLICA Autor
  • Alana Carvalho Evaristo Universidade Nilton Lins Autor
  • Rodrigo Daniel Zanoni Faculdade São Leopoldo Mandic Campinas - SP Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14944774

Palavras-chave:

Aprendizagem, Depressão, Saúde Mental

Resumo

A depressão é uma condição psiquiátrica prevalente que afeta diversos aspectos da vida dos indivíduos, incluindo a aprendizagem. Esse transtorno compromete funções cognitivas como memória, atenção e motivação, impactando diretamente o desempenho acadêmico. O objetivo deste estudo é investigar os efeitos da depressão no processo de aprendizagem, focando principalmente no impacto sobre a memória, concentração e motivação dos estudantes. Trata-se de uma revisão narrativa qualitativa, com a análise de estudos publicados entre 2020 e 2025. A busca foi realizada em bases acadêmicas como SciELO, Google Scholar, PubMed e Lilacs, selecionando artigos em português. Constatou-se que a depressão prejudica severamente a aprendizagem, afetando principalmente a memória e a motivação dos estudantes. Ademais, a pandemia exacerbou esses efeitos, com muitos alunos apresentando sintomas de ansiedade, estresse e desmotivação, o que resultou em um desempenho acadêmico comprometido. Portanto, a depressão tem um impacto significativo no processo de aprendizagem, especialmente no ensino superior. A falta de políticas públicas eficazes e de apoio psicológico nas instituições de ensino agrava esses problemas, tornando urgente a necessidade de intervenções que promovam o bem-estar emocional e acadêmico dos alunos.

Referências

COSTA, LVVT et al. Prevalência e fatores associados à depressão e ansiedade em alunos de terapia ocupacional submetidos a metodologias ativas de ensino. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, PR, v. 4, n. 4, p.17671-17686, 2021.

DE BRITO, Vitória Feitosa et al. O ensino remoto e pandemia: saúde mental e vivências subjetivas dos adolescentes. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 17, n. 50, p. 464-487, 2024.

DO NASCIMENTO, Gláucia Monteiro et al. Dificuldades de aprendizagem e depressão infanto juvenil no contexto escolar: intervenções. 2020.

DO NASCIMENTO, João Pedro Oliveira et al. A depressão infantil no rendimento escolar. 2020.

ESTEVES, Cristiane Silva et al. Avaliação de sintomas depressivos em estudantes durante a pandemia do COVID-19. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, v. 9, n. 1, p. 9-17, 2021.

FARIA, Henrique Larenas; SILVA, Wesley Kaique. A comédia como ferramenta para o tratamento da depressão. Revista Remecs-Revista Multidisciplinar de Estudos Científicos em Saúde, v. 7, n. 12, p. 63-74, 2022.

GERLACH, Cláudia Miró et al. Sintomas de ansiedade, depressão e estresse em residentes multiprofissionais de um hospital público. Research, Society and Development, v. 11, n. 7, p. e15711729774-e15711729774, 2022.

LELIS, Karen de Cássia Gomes et al. Sintomas de depressão, ansiedade e uso de medicamentos em universitários. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, n. 23, p. 9-14, 2020.

MONTENEGRO-PIRES, Júlia Leite; ALVES DE SOUSA, Milena Nunes. Depressão entre estudantes de Medicina no ano de 2022: um estudo comparativo entre o ensino tradicional e o ativo. CES Medicina, v. 36, n. 3, p. 9-25, 2022.

PEREIRA, Inês Isabel de Campos. Relação entre depressão e perda de capacidade olfativa. 2020. Tese de doutorado.

PEREIRA, Mara Dantas; DA SILVA, Joilson Pereira. Fatores associados à autoeficácia, ansiedade e depressão em estudantes disléxicos: revisão integrativa da literatura. Revista Thêma et Scientia, v. 11, n. 2, p. 59-78, 2021.

ROCHA, Monique Ferreira et al. O desencadeamento da ansiedade e da depressão no âmbito acadêmico: uma revisão de literatura. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 8, n. 24, p. 20-32, 2021.

SILVA, AVV da; SANTOS, Helisandra dos Reis; PAULA, Luiz Henrique. Os desafios enfrentados no processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia nos cursos de graduação. Anais VII CONEDU-Edição Online. Campina Grande: Realize Editora, 2020.

SANTO DA LUZ, Ana Clara Espírito; DE CASTRO FÉLIX, Luana Carla; DE ALMEIDA LOPES, Letícia. Impacto do declínio do desempenho cognitivo natural nos processos de aprendizagem e inclusão digital. Humanidades em Diálogo, v. 11, p. 171-181, 2022.

VIEIRA, Adriane et al. Efeitos dos programas de residência na aprendizagem e na qualidade de vida dos profissionais de saúde. 2021.

Downloads

Publicado

02/28/2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FREITAS, Nívia Larice Rodrigues de et al. Os efeitos da depressão no processo de aprendizagem. Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS), [S. l.], v. 2, n. 2, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.14944774. Disponível em: https://ojs.thesiseditora.com.br/index.php/jsihs/article/view/337.. Acesso em: 5 dez. 2025.