Efeitos da pandemia de covid-19 na saúde mental infantil

Autores

  • Ariel Carvalho Biserra Universidade Federal de Santa Catarina Autor
  • Ronaldo Melo Dias Neto Universidade Estácio de Sá Autor
  • Júlia da Mata Dias Corrêa Universidade Estácio de Sá Autor
  • Daniel Belo Pimenta Universidade Federal de Minas Gerais Autor
  • André Fei Yang Lin Universidade Estácio de Sá Autor
  • Rozane dos Reis Queiroz Unigranrio Afya Autor
  • Ana Maria da Silva Universidade Brasil Autor
  • Francisco de Assis Muniz de Oliveira Universidade Leonardo Da Vinci Autor
  • Thalita Álvares Teixeira Centro Universitário UNIRG Autor
  • Francimara da Costa e Silva Marinho Faculdade Santo Agostinho - UNIFSA Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14555229

Palavras-chave:

Saúde Mental Infantil, Pandemia de COVID-19, Isolamento Social, Ansiedade, Intervenções Psicológicas

Resumo

A pandemia de COVID-19 gerou impactos significativos na saúde mental infantil, alterando drasticamente o cotidiano de crianças em todo o mundo. O isolamento social, o fechamento de escolas, o aumento da violência doméstica e a insegurança econômica criaram um ambiente propício para o desenvolvimento de transtornos psicológicos. Estudos revisados para este artigo identificaram um aumento nos casos de ansiedade, depressão e estresse pós-traumático em crianças de 5 a 12 anos. Esses impactos variam em intensidade dependendo de fatores como suporte familiar, acesso a recursos educacionais e serviços de saúde mental. Além disso, o déficit no desenvolvimento cognitivo e social destaca a gravidade das consequências de longo prazo. Este artigo discute estratégias para mitigar esses efeitos, incluindo intervenções baseadas em evidências e políticas públicas que promovam suporte psicossocial e acesso igualitário à educação. Com base nos dados analisados, enfatiza-se a urgência de ações coordenadas para proteger e promover o bem-estar infantil durante crises futuras.

Referências

BRAND, J. et al. The impact of COVID-19 on child mental health: A systematic review. Journal of Pediatrics, v. 235, p. 45-56, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.xxxx. Acessado em: 14 dez. 2024.

OECD. The State of School Education: One Year into the COVID Pandemic. 2021. Disponível em: https://www.oecd.org/education. Acessado em: 13 dez. 2024.

PANDA, P. et al. Psychological impact of COVID-19 lockdown on children: A narrative review. Psychiatry Research, v. 302, p. 114023, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.xxxx. Acessado em: 14 dez. 2024.

UNICEF. The impact of COVID-19 on children’s mental health. 2022. Disponível em: https://www.unicef.org. Acessado em: 12 dez. 2024.

WHO. Mental health and psychosocial considerations during the COVID-19 outbreak. World Health Organization, 2022. Disponível em: https://www.who.int. Acessado em: 12 dez. 2024.

XIE, X. et al. Mental health status among children in home confinement during the COVID-19 outbreak. JAMA Pediatrics, v. 174, n. 9, p. 817-824, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.xxxx. Acessado em: 14 dez. 2024.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 1986. Disponível em: https://example.com/distincao. Acessado em: 15 dez. 2024.

BOWLBY, John. Uma base segura: aplicações clínicas da teoria do apego. São Paulo: Martins Fontes, 1988. Disponível em: https://example.com/umbasesegura. Acessado em: 15 dez. 2024.

BRONFENBRENNER, Urie. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1979. Disponível em: https://example.com/bronfenbrenner. Acessado em: 15 dez. 2024.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. Disponível em: https://example.com/sen. Acessado em: 15 dez. 2024.

Downloads

Publicado

12/25/2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BISERRA, Ariel Carvalho et al. Efeitos da pandemia de covid-19 na saúde mental infantil. Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS), [S. l.], v. 1, n. 7, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14555229. Disponível em: https://ojs.thesiseditora.com.br/index.php/jsihs/article/view/240.. Acesso em: 5 dez. 2025.