Modelos didáticos no ensino de ciências para alunos com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14509392Palavras-chave:
ensino de ciências, deficiência visual, inclusão escolar, tecnologias assistivas, materiais táteisResumo
O ensino de ciências para alunos com deficiência visual representa um desafio significativo, pois as disciplinas científicas tradicionalmente dependem de representações visuais, como gráficos, diagramas e experimentos. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre as principais metodologias e recursos didáticos empregados no ensino de ciências para alunos cegos ou com baixa visão, com foco nas estratégias que promovem a inclusão desses estudantes. Foram analisados artigos, dissertações e teses publicadas nos últimos 10 anos, abordando o uso de tecnologias assistivas, materiais táteis, audiodescrição e a adaptação curricular. A pesquisa revelou que o uso de ferramentas como softwares de leitura de tela, modelos tridimensionais e descrições orais detalhadas são fundamentais para garantir o acesso ao conhecimento científico. A formação contínua de professores também se mostrou crucial para a implementação dessas metodologias inclusivas. Os resultados indicam que, embora existam avanços, ainda há desafios na implementação de práticas pedagógicas eficazes em larga escala, o que destaca a importância de continuar investindo em estratégias e recursos para a inclusão plena de alunos com deficiência visual no ensino de ciências.
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