Assistência de enfermagem à criança com transtorno do espectro autista: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12744362Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Cuidados de Enfermagem, Atenção Primária à SaúdeResumo
Objetivo: Analisar na literatura as evidências científicas acerca da assistência de enfermagem à criança com transtorno do espectro autista. Metodologia: esta pesquisa se configura como uma revisão integrativa da literatura, embasada na estratégia PICo, por meio dos descritores: Transtorno de Espectro Autista, Assistência de Enfermagem, Atenção Primária à Saúde. A busca dos artigos ocorreu nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Banco de Dados em Enfermagem (BDENF), Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud (IBECS), e Scientific Electronic Library Online (SciELO), tendo por filtro o recorte temporal de 2019 e 2024. Para captação de estudos nos idiomas inglês, português ou espanhol. Resultados: obteve-se um total de 4.655 artigos com a utilização dos descritores, com a aplicação dos filtros conseguiu-se 1.399 artigos que seguiram para leitura prévia, destes, 44 seguiram para leitura completa, excluindo-se 33, e a amostra final foi de 8 artigos para compor esta revisão. Considerações finais: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as evidências científicas sobre a assistência de Enfermagem à criança autista. Onde foi possível identificar a importância do profissional de enfermagem na busca pelo reconhecimento de sinais e sintomas por meio de instrumentos, a responsabilidade do enfermeiro no direcionamento aos profissionais especializados, visando o diagnóstico precoce da criança. Além do trabalho voltado aos pais e cuidadores no auxílio para adaptação e efetivação da continuidade do tratamento.
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