Uso de Tecnologias em Saúde na História do Brasil: Conquistas do Passado e Possibilidades Para o Futuro da Saúde Pública
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12651904Palavras-chave:
Tecnologias em Saúde, Cuidado, Qualidade de VidaResumo
Sabe-se que o uso de tecnologias em saúde proporcionou ao SUS, receber o olhar da União e do Estado de diversos países, e isso fez com que se tornasse o maior sistema público no mundo, porém, o mesmo enfrenta constantes desafios na incorporação e utilização de tecnologias para garantir o acesso equitativo e a qualidade dos serviços de saúde prestados à população, a partir disso, realiza-se um levantamento na literatura bibliográfica acerca do uso de tecnologias em saúde no Brasil. Encontra-se na literatura que o fluxo de incorporação de tecnologias em saúde no SUS é um processo complexo, o qual envolve diversas etapas desde a identificação de novas tecnologias até sua disponibilização efetiva para a população. Os guias e protocolos de utilização têm como objetivo orientar os profissionais de saúde na tomada de decisão clínica, promovendo a padronização de condutas e a utilização baseada em evidências científicas, esses instrumentos são desenvolvidos considerando as especificidades da realidade brasileira, as necessidades da população atendida e os recursos disponíveis. A tecnologia é essencial para a coleta, armazenamento e análise de dados, uma vez que os sistemas de informação e registros eletrônicos de saúde permitem que os profissionais registrem e acessem informações clínicas de forma rápida e precisa, facilitando a tomada de decisões. Por fim, há altas expectativas na expansão da saúde digital, incluindo aplicativos e dispositivos para monitoramento à saúde, e para auxiliar e reforçar dispositivos assistenciais, com o objetivo de promover o cuidado e qualidade de vida dos usuários.
Referências
BRASIL, Secretaria do Estado de Saúde. SUS: 27 anos transformando a história da Saúde do Brasil. Disponível em: < https://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/7152-sus-27-anos-transformando-a-historia-da-saude-no-brasil >. Aceso em: 25. Mai. 2024.
CAETANO, Rosângela; Haugen, Renata Curi; Osório-de-Castro, Claúdia Garcia Serpa. A incorporação do nusinersena no Sistema Único de Saúde: uma reflexão crítica sobre a institucionalização da avaliação de tecnologias em saúde no Brasil. Cadernos de Saúde Pública. 35(8):e00099619. 2019.
CASAS, Carmem Phang Romero. Et. Al. Avaliação de tecnologias em saúde: tensões metodológicas durante a pandemia de Covid-19. Estudos Avançados. 34 (99). 2020.
COSTA, Débora Ellen Sousa. et. Al. A influência das tecnologias na saúde mental dos idosos em tempos de pandemia: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 2, e8210212198. 2021.
GUIMARÃES, Reinaldo. Bases para uma política nacional de ciência, tecnologia e inovação em saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 9(2): 375-387. 2004.
GUIMARÃES, Reinaldo. et. Al. Política de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 24(3):881-886, 2019.
JUNIOR, Helvo Slump. et. al. Avaliação compartilhada do cuidado em saúde: surpreendendo o instituto nas redes - Políticas e Cuidado em Saúde - Livro 01. 01º Ed. Rio de Janeiro. 2016.
LIMA, Sandra Gonçalves Gomes; Brito, Cláudia de; Andrade, Carlos José Coelho de. O processo de incorporação de tecnologias em saúde no Brasil em uma perspectiva internacional. Ciência & Saúde Coletiva, 24(5):1709-1722, 2019.
NOVAIS, Hillegonda Maria D. Avaliação de programas, serviços e tecnologias em saúde. Revista de Saúde Pública. 34. (05). p 547 – 59. 2000.
NOVAIS, Hillegonda Maria Dutilh; Elias, Flávia Tavares Silva. Uso da avaliação de tecnologias em saúde em processos de análise para incorporação de tecnologias no Sistema Único de Saúde no Ministério da Saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 29 Sup:S7-S16, 2013.
SILVA, Naélia Vidal de Negreiros da. et. al. Tecnologias em saúde e suas contribuições para a promoção do aleitamento materno: revisão integrativa da literatura. Ciência & Saúde Coletiva, 24(2):589-602, 2019.
SPINARDI, Ana Carulina Pereira. et. al. Telefonoaudiologia: ciência e tecnologia em saúde. Pró-Fono Revista de Atualização Científica. 21(3): 249 – 54. 2009.
VASCONCELOS, Mayara Nascimento de. Et. Al. Avanços e desafios das políticas públicas de gestão das tecnologias em saúde nas américas: scoping review. Cienc. Cuid. Saúde. 20: e58609. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.