O impacto das campanhas de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.18139785Palavras-chave:
Educação em saúde, Doenças crônicas, Prevenção, Promoção da saúdeResumo
As doenças crônicas não transmissíveis representam um dos principais desafios contemporâneos para os sistemas de saúde, devido à sua elevada prevalência, caráter prolongado e associação com fatores de risco modificáveis. Nesse contexto, as campanhas de educação em saúde configuram-se como importantes estratégias de promoção da saúde e prevenção dessas enfermidades. O presente artigo tem como objetivo analisar o impacto das campanhas de educação em saúde na prevenção das doenças crônicas, a partir de uma revisão qualitativa da literatura científica. Trata-se de um estudo descritivo, baseado na análise de publicações acadêmicas e documentos institucionais. Os resultados indicam que as campanhas educativas contribuem significativamente para o aumento do conhecimento da população, para a mudança de comportamentos relacionados ao estilo de vida e para a redução de fatores de risco. Conclui-se que a educação em saúde é um instrumento essencial para a prevenção das doenças crônicas, especialmente quando integrada às políticas públicas e aos serviços de atenção primária.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Saúde. Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2018.
CERQUEIRA, P. C. et al. Educação em saúde acerca das doenças crônicas e ao cuidado interdisciplinar. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, São Paulo, v. 7, n. 15, 2024.
CLENNIN, M. et al. Evaluating Public Health Efforts to Prevent and Control Chronic Disease: A Systems Modeling Approach. Systems, v. 10, n. 4, 89, 2022.
DAVIS, R.; FLORES, L. M.; CULROSS, P. Community Health: A Critical Approach to Addressing Chronic Diseases. Preventing Chronic Disease, 2007.
DIETZ, W. H. et al. Chronic Disease Prevention: Tobacco Avoidance, Physical Activity, and Nutrition for a Healthy Start. JAMA, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GITIRANA, J. V. A. et al. Educação em saúde para a prevenção de doenças: uma revisão da literatura. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 2021.
HALPIN, H. A.; MORALES-SUÁREZ-VARELA, M. M.; MARTÍN-MORENO, J. M. Chronic Disease Prevention and the New Public Health. Public Health Reviews, 2010.
LOPES, R. et al. A importância da educação alimentar e nutricional na infância para prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis: uma revisão de literatura. Revista FT, 2025.
NASCIMENTO, C. S. do et al. A importância de políticas públicas em saúde e educação na prevenção e no tratamento da obesidade na adolescência. RBONE – Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, v. 18, n. 114, 651–660, 2024.
PONTES, L. A. de F. Saúde na escola: uma revisão narrativa. Revista Brasileira de Reabilitação e Atividade Física, v. 12, n. 1, 28–35, 2023.
RODRIGUES, C. K. et al. A educação em saúde como uma prática para prevenção de doenças crônicas. Livros da Editora Integrar, 2023.
SILVA, A. R. da et al. Educação em saúde como forma de prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis: revisão integrativa. Interference: A Journal of Audio Culture, v. 11, n. 2, 3884–3902, 2025.
SOUZA, R. da S. F. de; COSTA, S. N. de O.; MENEZES, J. de S. O impacto das intervenções de atividade física na promoção da saúde na escola: um plano para a prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Educação, 50(1), 2025.
WHO – WORLD HEALTH ORGANIZATION. Noncommunicable Diseases: progress monitor. Geneva: WHO, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
