(Re)Inventando A Prática Acadêmica: organização de uma semana acadêmica em tempos de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17801472

Palavras-chave:

Medicina, Esportes Eletrônicos , Semana Acadêmica, Ensino Remoto, Pandemia de COVID-19

Resumo

A pandemia de COVID-19 impôs rápidas adaptações ao meio acadêmico, destacando-se a transição mandatória de eventos presenciais para o formato remoto. Este relato de experiência tem por objetivo apresentar o processo de organização e realização da Semana Acadêmica do curso de Medicina de uma universidade pública brasileira, discutindo os desafios enfrentados, as estratégias adotadas e os aprendizados decorrentes da adaptação ao ambiente virtual. O evento, cujo tema foi “O Futuro da Medicina”, foi organizado por integrantes do centro acadêmico e incluiu simpósios, debates e campeonatos de esportes eletrônicos para fomentar o engajamento. Por meio de plataformas digitais, como Even3®, YouTube® e redes sociais, a comissão ampliou a integração de discentes e palestrantes de diferentes regiões do país. A avaliação dos participantes demonstrou alta satisfação, evidenciando a viabilidade e os benefícios dos eventos acadêmicos remotos, além de indicar a pertinência de incorporar práticas virtuais e híbridas nas atividades de extensão médica no período pós-pandemia.

Referências

BAO, W. COVID-19 and online teaching in higher education: a case study of Peking University. Human Behavior and Emerging Technologies, v.2, n.2, p.113-115, 2020.

DHAWAN, S. Online learning: a panacea in the time of COVID-19 crisis. Journal of Educational Technology Systems, v.49, n.1, p.5-22, 2020.

DICHEV, C.; DICHEVA, D. Gamifying education: what is known, what is believed and what remains uncertain: a critical review. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v.14, art.9, 2017.

DUMFORD, A. D.; MILLER, A. L. Online learning in higher education: exploring advantages and disadvantages for engagement. Journal of Computing in Higher Education, v.30, n.3, p.452-465, 2018.

HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, 27 mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 25 ago. 2024.

MANCA, S. Snapping, pinning, liking or texting: Investigating social media in higher education beyond Facebook. The Internet and Higher Education, v.44, 2020.

MEANS, B.; NEISLER, J. Suddenly online: a national survey of undergraduates during the COVID-19 pandemic. Digital Promise, jul. 2020.

MORAN, J. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus Editora, 2000.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, out./dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010.

REDECKER, C. European framework for the digital competence of educators: DigCompEdu. Luxemburgo: Publications Office of the European Union, 2017.

WATERMEYER, R.; CRICK, T.; KNIGHT, C.; GOODALL, J. COVID-19 and digital disruption in UK universities: afflictions and affordances of emergency online migration. Higher Education, v.81, n.3, p.623-641, 2021.

XIE, X.; SIAU, K.; NAH, F. F.-H. COVID-19 pandemic – online education in the new normal and the next normal. Journal of Information Technology Case and Application Research, v.22, n.3, p.175-187, 2020.

Downloads

Publicado

12/03/2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MENDES, Jhoan Henrique Valgas; MOMBELLI, Mônica Augusta. (Re)Inventando A Prática Acadêmica: organização de uma semana acadêmica em tempos de COVID-19. Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS), [S. l.], v. 2, n. 6, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17801472. Disponível em: https://ojs.thesiseditora.com.br/index.php/jsihs/article/view/508.. Acesso em: 5 dez. 2025.