Ensino e propedêutica neurológica no contexto de monitoria acadêmica de prática médica: um relato de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17734127

Palavras-chave:

Monitoria acadêmica, Ensino por pares, Medicina, Tutoria, Neurologia

Resumo

As monitorias acadêmicas, baseadas no modelo de ensino por pares, constituem estratégia relevante na formação médica ao promover a troca de conhecimentos entre estudantes de diferentes níveis. Este trabalho tem como objetivo descrever e refletir criticamente sobre as práticas desenvolvidas durante o projeto de monitoria em neurologia, realizado por estudantes de medicina, destacando seus benefícios, desafios e contribuições para o processo formativo dos participantes. A atividade foi desenvolvida por monitores de turmas mais avançadas e incluiu aulas presenciais, práticas hospitalares supervisionadas, atividades online, discussão de casos clínicos e resolução lúdica de questões de concursos nacionais. Os resultados evidenciaram a consolidação de conhecimentos teóricos e práticos, aprimoramento do raciocínio clínico, desenvolvimento de habilidades interpessoais, aumento da autoconfiança e integração de princípios da Medicina Baseada em Evidências. Os monitorandos relataram melhor compreensão dos conteúdos e valorização do feedback individualizado, enquanto os monitores reforçaram seu aprendizado ao ensinar. Como desafios, destacam-se a heterogeneidade da turma e a variabilidade na experiência dos p. 1 tutores; ainda assim, o feedback foi predominantemente positivo e refletido nas avaliações da disciplina. Conclui-se que a monitoria acadêmica é uma ferramenta eficaz de ensino, favorecendo o aprendizado mútuo, a formação crítica e a preparação para a prática clínica.

Referências

ALENCAR NETO, José Nunes de (org.). Manual de medicina baseada em evidências. 1. ed. Salvador, BA: Editora Sanar, 2021.

AVONTS, Marijke et al. Does peer teaching improve academic results and competencies during medical school? A mixed methods study. BMC Medical Education, v. 22, n. 1, p. 431, 2022. doi:10.1186/s12909-022-03507-3.

BURGESS, A.; MCGREGOR, D.; MELLIS, C. Medical students as peer tutors: a systematic review. BMC Medical Education, v. 14, p. 115, 2014. doi: 10.1186/1472-6920-14-115. PMID: 24912500; PMCID: PMC4237985.

FARIA, L.; OLIVEIRA-LIMA, J. A.; ALMEIDA-FILHO, N. Medicina baseada em evidências: breve aporte histórico sobre marcos conceituais e objetivos práticos do cuidado. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 28, n. 1, p. 59-78, 2021. https://doi.org/10.1590/S0104-59702021000100004.

FITZGERALD, J. T. Peer tutoring: A strategy for collaborative learning in undergraduate nursing education. Journal of Nursing Education, v. 40, n. 4, p. 182-184, 2001.

FRASER, S.; WRIGHT, A. D.; VAN DONKELAAR, P.; SMIRL, J. D. Cross-sectional comparison of spiral versus block integrated curriculums in preparing medical students to diagnose and manage concussions. BMC Medical Education, v. 19, n. 1, p. 17, 2019. DOI: 10.1186/s12909-018-1439-0

GUIMARÃES, C. A. Medicina baseada em evidências. Revista Do Colégio Brasileiro De Cirurgiões, v. 36, n. 5, p. 369-370, 2009. https://doi.org/10.1590/S0100-69912009000500002.

HERRMANN-WERNER, A.; et al. Peer-assisted learning (PAL) in undergraduate medical education: An overview. Zeitschrift für Evidenz, Fortbildung und Qualität im Gesundheitswesen, v. 121, p. 74-81, 2017. doi: 10.1016/j.zefq.2017.01.001.

IRVINE, S.; WILLIAMS, B.; McKENNA, L. How are we assessing near-peer teaching in undergraduate health professional education? A systematic review. Nurse Education Today, Londres: Elsevier, v. 50, p. 42–50, 2017

LOCKSPEISER, T. M.; O'SULLIVAN, P.; TEHERANI, A.; MULLER, J. Understanding the experience of being taught by peers: The value of social and cognitive congruence. Advances in Health Sciences Education, v. 13, n. 3, p. 361-372, 2006.

MCGEE, S. Evidence-Based Physical Diagnosis. 3. ed. Elsevier, 2012.

MUSSI, Ricardo Fraklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, [S.l.], v. 17, n. 48, p. 60–77, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.901

NELSON, A. J.; NELSON, S. V.; LINN, A. M. et al. Tomorrow’s educators... today? Implementing near-peer teaching for medical students. Medical Teacher, Londres: Taylor & Francis, v. 35, n. 2, p. 156–159, 2013

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Cardiovascular diseases (CVDs). 31 jul. 2025. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/cardiovascular-diseases-%28cvds%29. Acesso em: 23 jul. 2025

PINTÉR, Z.; et al. Effectivity of near-peer teaching in training of basic surgical skills - a randomized controlled trial. BMC Medical Education, v. 21, n. 1, p. 156, 2021. doi: 10.1186/s12909-021-02590-2.

SACKETT, D. L. et al. Evidence based medicine: what it is and what it isn't. BMJ, v. 312, n. 7023, p. 71-72, 1996.

SAFDIEH, J. E.; GOVINDARAJAN, R.; GELB, D. J.; ODIA, Y.; SONI, M. Core Curriculum Guidelines for a Required Clinical Neurology Experience. Neurology, v. 92, n. 13, p. 619–626, 2019. DOI: 10.1212/WNL.0000000000007187

TAI, J.; et al. Same-level peer-assisted learning in medical clinical placements: a narrative systematic review. Medical Education, v. 50, n. 4, p. 469-484, 2016. doi: 10.1111/medu.12898.

TEN CATE, O.; DURNING, S. Peer teaching in medical education: Twelve reasons to move from theory to practice. Medical Teacher, v. 29, n. 6, p. 591-599, 2007.

TOPPING, K. J. The effectiveness of peer tutoring in higher and further education: A typology and review of the literature. Higher Education, v. 32, n. 3, p. 321-345, 1996.

PIERCE, B.; VAN DE MORTEL, T.; ALLEN, J.; MITCHELL, C. The influence of near-peer teaching on undergraduate health professional students' self-efficacy beliefs: a systematic integrative review. Nurse Education Today, Londres: Elsevier, v. 143, p. 106377, 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA. Edital PROGRAD nº 95/2023 – Submissão de Projetos de Monitoria (MONITORIA). ID: 7029180. 2023. Disponível na plataforma institucional [acesso restrito]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA. Projeto Pedagógico do Curso de Medicina. Foz do Iguaçu: UNILA, 2020. Disponível em: https://portal.unila.edu.br/graduacao/medicina/arquivos/ppc-medicina-versao-final-apos-2020-2.pdf

WADOODI, A.; CROSBY, J. R. Twelve tips for peer-assisted learning: A classic concept revisited. Medical Teacher, v. 24, n. 3, p. 241-244, 2002.

ZHANG, Y.; MACONOCHIE, M. A meta-analysis of peer-assisted learning on examination performance in clinical knowledge and skills education. BMC Medical Education, v. 22, n. 1, p. 147, 5 mar. 2022. DOI: 10.1186/s12909-022-03183-3. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12909-022-03183-3.

Downloads

Publicado

11/27/2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Jonathan Lima de Oliveira; MOMBELLI, Monica Augusta. Ensino e propedêutica neurológica no contexto de monitoria acadêmica de prática médica: um relato de caso. Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS), [S. l.], v. 2, n. 6, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17734127. Disponível em: https://ojs.thesiseditora.com.br/index.php/jsihs/article/view/493.. Acesso em: 5 dez. 2025.