Contribuições da Neurociência para o Processo de Aprendizagem.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15623655Palavras-chave:
Neurociência, Aprendizagem, Educação, Professor, Metodologias pedagógicasResumo
Ao contextualizar a contribuição da Neurociência para o aprendizado, emerge um processo que fundamenta esse ambiente educacional, com o objetivo de apoiar a comunidade escolar e promover o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Considerando o papel indispensável dos educadores nesse processo de ensino-aprendizagem, pois torna-se necessário identificar essa prática do docente. Este trabalho tem como objetivo explorar como o conhecimento neurocientífico pode aprimorar práticas educacionais e promover uma aprendizagem mais eficaz, diante de sua importância para a educação. A metodologia para desenvolver a pesquisa científica foi realizada por meio de levantamento bibliográfico diante de uma abordagem qualitativa, ou seja, fundamentando sua construção a partir das informações consistentes acerca da temática em discussão no campo da Ciência. Resultados: Os resultados apontaram que a incorporação do conhecimento da neurociência na educação, é essencial para melhorar o processo de aprendizagem. Compreender como o cérebro funciona, como os alunos processam e armazenam informações e como fatores como sentimentos e estímulos externos afetam o aprendizado permite que os professores criem métodos de ensino mais eficazes.
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