Contribuições da Neurociência para o Processo de Aprendizagem.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15623655

Palavras-chave:

Neurociência, Aprendizagem, Educação, Professor, Metodologias pedagógicas

Resumo

Ao contextualizar a contribuição da Neurociência para o aprendizado, emerge um processo que fundamenta esse ambiente educacional, com o objetivo de apoiar a comunidade escolar e promover o desenvolvimento cognitivo dos alunos.  Considerando o papel indispensável dos educadores nesse processo de ensino-aprendizagem, pois torna-se necessário identificar essa prática do docente. Este trabalho tem como objetivo explorar como o conhecimento neurocientífico pode aprimorar práticas educacionais e promover uma aprendizagem mais eficaz, diante de sua importância para a educação. A metodologia para desenvolver a pesquisa científica foi realizada por meio de levantamento bibliográfico diante de uma abordagem qualitativa, ou seja, fundamentando sua construção a partir das informações consistentes acerca da temática em discussão no campo da Ciência. Resultados: Os resultados apontaram que a incorporação do conhecimento da neurociência na educação, é essencial para melhorar o processo de aprendizagem. Compreender como o cérebro funciona, como os alunos processam e armazenam informações e como fatores como sentimentos e estímulos externos afetam o aprendizado permite que os professores criem métodos de ensino mais eficazes.

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Publicado

06/09/2025

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Artigos

Como Citar

GURSEN, Ana Paula Cordeiro Chaves. Contribuições da Neurociência para o Processo de Aprendizagem. Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS), [S. l.], v. 2, n. 5, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15623655. Disponível em: https://ojs.thesiseditora.com.br/index.php/jsihs/article/view/414.. Acesso em: 19 jun. 2025.