Artrite reumatoide e a importância do diagnóstico oportuno em saúde primária
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13355580Palavras-chave:
Artrite Reumatoide, Diagnóstico Precoce, Saúde Primária, Manejo da Doença, Qualidade de VidaResumo
A artrite reumatoide (AR) é uma condição autoimune crônica que afeta principalmente as articulações e pode comprometer significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Este estudo visa destacar a importância do diagnóstico precoce da AR na saúde primária e seus impactos nos desfechos clínicos. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, seguindo as diretrizes de Pires (2010), com a busca e análise de estudos sobre a detecção precoce e suas implicações. A metodologia envolveu uma pesquisa em bases de dados como PubMed e Scopus, selecionando artigos relevantes publicados entre 2010 e 2023. Os resultados indicam que a identificação precoce da AR é crucial para minimizar a progressão da doença e melhorar a resposta ao tratamento. Profissionais de saúde primária desempenham um papel fundamental na detecção inicial e no encaminhamento para especialistas. A revisão reforça a necessidade de formação contínua dos profissionais e de estratégias eficazes de triagem para otimizar o manejo da AR e melhorar os resultados para os pacientes.
Referências
AUGUSTO, Mateus Facklam et al. Fisiopatologia e tratamento da artrite reumatoide: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Médico, v. 9, p. e10106-e10106, 2022.
BORANELLI, Simone Eduarda; PAPA, Luciene Patrici. Aspectos gerais da Artrite Reumatoide/Idiopática Juvenil: revisão de literatura. In: XII JORNACITEC-Jornada Científica e Tecnológica. 2023.
DE FARIAS, Michelle Alves et al. A importância do diagnóstico precoce da artrite reumatoide para minimizar as chances de desfechos desfavoráveis-relato de caso. Anais da Faculdade de Medicina de Olinda, v. 1, n. 7, p. 29-33, 2022.
DE MORAIS RIBEIRO, Gabriel Cançado et al. ARTRITE REUMATOIDE: UMA REVISÃO NARRATIVA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 11, p. 4022-4037, 2023.
FERNANDES, Eriane Tatiana Varela. Distúrbios temporomandibulares em pacientes com artrite reumatoide: uma revisão sistemática. 2023.
GOMES, Helder Jose Ferreira. Artrite reumatoide com sete anos de evolução sem seguimento médico. Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, v. 36, n. 5, p. 436-440, 2020.
GODOI, Polyanna Silva Alves; ROCHA, Samanta Hosokawa Dias de Nóvoa; REIS, Ana Paula Monteiro Gomides. Artrite reumatoide e a importância do diagnóstico oportuno em saúde primária: uma revisão de literatura. 2022.
MAIA, Márcia de Lorena Serra. Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) na área motora: efeito sobre os sintomas de ansiedade e depressão e a interface com o perfil inflamatório em pacientes com dor crônica e diagnóstico de artrite reumatoide: protocolo para um ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo. 2023.
NUNES, Igor Barbosa Mesquita et al. Avanços no tratamento da Artrite Reumatóide: terapias alvo e modificações no curso da doença. Brazilian Journal of Health Review, v. 6, n. 5, p. 20729-20742, 2023.
SIQUEIRA, Alessandra Maria Belém Bezerra de. Artrite reumatóide: do diagnóstico laboratorial ao tratamento. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Journal of Social Issues and Health Sciences (JSIHS)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
