A SINDROME DE BURNOUT NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: a vida do docente atravessando à crise doesgotamento mental após a pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10120412Palavras-chave:
Síndrome de Burnout, Docência, Pandemia da COVID-19, Esgotamento mental, AutocuidadoResumo
O presente artigo científico traz a lume uma breve abordagem da síndrome de Burnout na docência após a Pandemia da Covid-19- marcada por crises na saúde pública, econômica e educacionais. Dando ênfase, principalmente, para o processo de adoecimento dos docentesdiscorrendo sobre a vida do professor universitário que está atravessando a crise do esgotamento mental. Para a realização da pesquisa em foco, foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica diante de uma abordagem qualitativa, cuja fundamentação teórica é construída a partir das informações consistentes acerca da temática em discussão no campo da Ciência. Os critérios de buscas foram classificados nas fontes de artigos, revistas cientificas e livros que continham informações relevantes a respeito do tema. Os resultados trazem os reflexos da COVID-19 que interferem na saúde mental, sendo provenientes, principalmente, do esgotamento mental- tidos como complicadores da nova realidade da educação e, da relação de trabalho do docente.
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