A SINDROME DE BURNOUT NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: a vida do docente atravessando à crise doesgotamento mental após a pandemia da COVID-19

Autores

  • Ana Paula Cordeiro Chaves Gursen Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10120412

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, Docência, Pandemia da COVID-19, Esgotamento mental, Autocuidado

Resumo

O presente artigo científico traz a lume uma breve abordagem da síndrome de Burnout na docência após a Pandemia da Covid-19- marcada por crises na saúde pública, econômica e educacionais. Dando ênfase, principalmente, para o processo de adoecimento dos docentesdiscorrendo sobre a vida do professor universitário que está atravessando a crise do esgotamento mental. Para a realização da pesquisa em foco, foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica diante de uma abordagem qualitativa, cuja fundamentação teórica é construída a partir das informações consistentes acerca da temática em discussão no campo da Ciência. Os critérios de buscas foram classificados nas fontes de artigos, revistas cientificas e livros que continham informações relevantes a respeito do tema. Os resultados trazem os reflexos da COVID-19 que interferem na saúde mental, sendo provenientes, principalmente, do esgotamento mental- tidos como complicadores da nova realidade da educação e, da relação de trabalho do docente. 

Biografia do Autor

  • Ana Paula Cordeiro Chaves Gursen

    Graduada em Serviço Social pela Faculdade Pan Amazônica – FAPAN. Especialista nas áreas: Psicopedagogia Institucional Pela Escola Superior Madre Celeste-Esmac. Neuropsicopedagogia Clínica Pela Faculdade IBRA, 2021. Especialização Em Docência No Ensino Superior, Facuminas, 2022. Pós-graduanda em Neurociências, Facuminas. Atua na Consultoria Acadêmica há 6 anos.

Publicado

2024-06-03

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Como Citar

Cordeiro Chaves Gursen, A. P. . (2024). A SINDROME DE BURNOUT NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: a vida do docente atravessando à crise doesgotamento mental após a pandemia da COVID-19. Ebooks Thesis Editora Científica, 1(2). https://doi.org/10.5281/zenodo.10120412