DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: os impactos tecnológicos nas práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8191199Palavras-chave:
Docência no ensino superior , Impactos tecnológicos, Práticas pedagógicas, Tecnologias digitaisResumo
O presente artigo científico traz a lume uma breve abordagem da docência no Ensino Superior diante dos impactos tecnológicos nas práticas pedagógicas, dando ênfase para a atuação dos docentes na contemporaneidade. A metodologia para desenvolver a pesquisa científica foi realizada por meio de levantamento bibliográfico diante de uma abordagem qualitativa, ou seja, fundamentando sua construção a partir das informações consistentes acerca da temática em discussão no campo da Ciência. Os resultados indicam que as tecnologias têm impactado de forma significativa as práticas metodológicas no Ensino Superior. Uma das principais mudanças é a utilização de ferramentas tecnológicas para a Educação a Distância (EaD), o que tem permitido ampliar o acesso ao Ensino Superior e propiciar uma maior flexibilidade aos estudantes deste nível educacional, no Brasil.
Referências
ALMEIDA, M. E. D.; VALENTE, J. A. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes e divergentes. São Paulo: Paulus, 2011.
CRUZ, José Anderson Santos; ARXER, Eliana Alves; BIZELLI, José Luís. Ensino híbrido e as TICs no Ensino Superior. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo, setembro de 2016, p.2-12. Disponível em: . Acesso em: 20 de abril de 2023.
FERREIRA, João André Amorim. A docência na era digital: práticas pedagógicas e redes de saberes. Maceió: Editora Olyver, 2020.
MODESKI, Daiane; GIRAFFA, Lucia; CASARTELLI, Alam de Oliveira. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. In: Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v.45, n. e180201, 2019. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634201945180201>. Acesso em: 08 de abril de 2023.
ROCHA, Fabiola. Docência no ensino superior: o impacto da instrumentalização das tecnologias digitais no ensino remoto sobre as práticas dos docentes. In: Revista Tecnológica da Fatec Americana, Jacaraí-SP, v.10, n.01, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.47283/244670492022100121>. Acesso em: 12 de maio de 2023.
SOARES, S. R.; CUNHA, M. I. Formação do professor: à docência universitária em busca de sua legitimidade. Salvador: EDUFBA, 2010.
VALENTE, José Armando; MORAN, José Manuel. Educação a distância. São Paulo: SUMMUS Editorial, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ebooks Thesis Editora Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.