O SERVIÇO SOCIAL E A EDUCAÇÃO CONTEMPORANEA: tecendo uma análise daimportância do Assistente Social nas escolas brasileiras

Autores

  • Ana Paula Cordeiro Chaves Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8383742

Palavras-chave:

Serviço Social na educação, Prática de intervenção do assistente social, Políticas educacionais, Processo de ensino e aprendizagem, Garantia de direitos

Resumo

O presente artigo científico, traz a lume uma breve abordagem do Serviço Social no campo da educação brasileira contemporânea, contextualizando uma análise acerca da importância do profissional nas escolas; perante um processo que sintetiza a identificação e a resolução de fenômenos sociais que afetam o processo de aprendizagem dos alunos. A metodologia para
desenvolver a pesquisa científica foi realizada por meio de levantamento bibliográfico, com uma abordagem qualitativa, ou seja, fundamentando sua construção a partir das informações consistentes acerca da temática em discussão no campo da Ciência. Os resultados indicam que o Assistente Social desempenha um papel de suma relevância no espaço educacional, independente do sistema (público e privado); onde o profissional se tornou peça fundamental para a garantia do direito a educação, buscando superar os principais desafios da prática de atuação e intervenção.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Cordeiro Chaves

    Possui Bacharelado Em Serviço Social Pela Faculdade Pan-Amazônica-Fapan, 2016. Possui Especialização Em: Psicopedagogia Institucional Pela Escola Superior Madre Celeste-Esmac. Neuropsicopedagogia Clínica Pela Faculdade IBRA, 2021. Especialização Em Docência No Ensino Superior, Facuminas, 2022. Pós-graduanda em Neurociências, Facuminas. 

Publicado

2024-06-03

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Como Citar

Cordeiro Chaves, A. P. (2024). O SERVIÇO SOCIAL E A EDUCAÇÃO CONTEMPORANEA: tecendo uma análise daimportância do Assistente Social nas escolas brasileiras. Ebooks Thesis Editora Científica, 1(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.8383742